```
Lar Noticias em Geral Vídeo: Abilio prevê judicialização e defende adiamento da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá
Noticias em Geral

Vídeo: Abilio prevê judicialização e defende adiamento da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá

30
Vídeo: Abilio prevê judicialização e defende adiamento da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá
Secom Cuiabá
Do RepórterMT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, afirmou neste sábado (23) que a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, marcada para o dia 25 de agosto, pode ser judicializada caso seja mantida na atual data. Segundo o prefeito, o ideal seria que o pleito interno ocorresse em outubro, seguindo entendimento do Supremo Tribunal Federal.

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa e ocorreu após a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou a recondução do vereador Wanderley Cerqueira à presidência da Câmara de Várzea Grande. O magistrado entendeu que o Legislativo municipal desrespeitou a jurisprudência da Suprema Corte ao antecipar a eleição em sete meses.

Segundo Abilio, o entendimento do STF pode impactar diretamente a eleição prevista em Cuiabá. O prefeito declarou que, caso a votação seja realizada em agosto, há possibilidade de questionamentos judiciais e eventual suspensão do processo.

A decisão envolvendo a Câmara de Várzea Grande ocorreu após Wanderley Cerqueira vencer a disputa pela presidência da Casa por 12 votos a 11 contra o vereador Lucas Chapéu do Sol. A votação aconteceu em 14 de maio.

Conforme o STF, embora a data da eleição da Mesa Diretora seja definida pelos regimentos internos das Casas Legislativas, o pleito deve ocorrer apenas a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato correspondente.

Em Cuiabá, uma possível mudança na data pode alterar as articulações políticas dentro da Câmara. Atualmente, os parlamentares discutem diferentes cenários para a presidência da Casa, entre eles a recondução da vereadora Paula Calil, além das possibilidades envolvendo os vereadores Dilemário Alencar e Ilde Taques.

No caso de Paula Calil, a eventual permanência no comando do Legislativo dependeria de alteração no regimento interno da Câmara, que atualmente impede recondução ao cargo.

Conteúdo produzido por Na Coruja. A reprodução total ou parcial sem citação da fonte não é autorizada.

Escrito por

Felipe Santos

Meu nome é Felipe Santos, e sou o fundador e CEO do canal "Na Coruja" , uma plataforma que nasceu da minha paixão pelo esporte, especialmente o futebol, e do desejo de valorizar o cenário esportivo de Mato Grosso. Desde sempre, o futebol fez parte da minha vida, e encontrei na comunicação uma maneira de conectar as pessoas a esse universo que tanto amo.No "Na Coruja" , tenho a privilégio de ser narrador durante as específicas ao vivo, uma das partes que mais me encantam no meu trabalho. Cada jogo, cada lance, cada emoção compartilhada com o público reforçam a importância do que fazemos: dar voz e visibilidade aos nossos atletas, clubes e à cultura esportiva de nossa região. Trabalho ao lado de grandes profissionais, como Claudinei Araujo e Beatriz Abrahão, que agregam ainda mais qualidade ao que oferecemos.O canal começou como um sonho e hoje é uma referência no futebol regional. Não foi fácil chegar até aqui, mas cada desafio superado foi uma lição que nos tornou mais fortes. Tenho muito orgulho de ver como conseguir criar um espaço para que os torcedores se conectem e se sintam parte desse universo esportivo.Além do trabalho no canal, gosto de compartilhar minha jornada e minha vida pessoal nas redes sociais. Acredito que a gratidão e a fé são pilares importantes na minha trajetória, e tento refletir isso em tudo o que faço.Meu objetivo com o "Na Coruja" sempre foi mais do que informar ou entreter: é inspirar. Quero mostrar que o futebol mato-grossense tem um lugar de destaque e que, com dedicação e amor pelo que fazemos, podemos alcançar resultados incríveis. Este é apenas o começo, e estou animado para continuar escrevendo essa história ao lado de todos que nos acompanham.