```
Lar Destaque! Balanço do Brasil no Mundial: semifinais, duelos contra gigantes e saldo competitivo
Destaque!Nacional

Balanço do Brasil no Mundial: semifinais, duelos contra gigantes e saldo competitivo

195
Balanço do Brasil no Mundial: semifinais, duelos contra gigantes e saldo competitivo - Canal Na Coruja
LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

O desempenho dos clubes brasileiros no novo formato do Mundial de Clubes da FIFA chamou atenção pela competitividade e pelo retorno financeiro. Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Botafogo representaram o país e garantiram classificações relevantes, além de faturarem cifras históricas na competição.

No campeonato o Palmeiras e Fluminense, que chegaram às semifinais garantiram atuações memoráveis. O Tricolor das Laranjeiras venceu Inter de Milão e Al Hilal em sequência, antes de ser superado pelo Chelsea. Já o Verdão avançou como líder do grupo e eliminou o Botafogo nas oitavas, mas caiu nas quartas diante dos ingleses, com um gol sofrido nos minutos finais.

O Flamengo teve um início vencendo o Chelsea na fase de grupos, mas acabou eliminado pelo Bayern de Munique nas oitavas de final. Já o Botafogo fez história ao superar o PSG ainda na fase de grupos, mas parou no confronto nacional diante do Palmeiras.

Premiações

Além das atuações competitivas, os clubes brasileiros retornam ao país com premiações expressivas. Segundo dados divulgados pela imprensa internacional e pela própria FIFA:

  • Fluminense – US$ 60,8 milhões (R$ 331 milhões)
  • Palmeiras – US$ 39,8 milhões (R$ 216 milhões)
  • Flamengo – US$ 27,7 milhões (R$ 150 milhões)
  • Botafogo – US$ 26,7 milhões (R$ 145 milhões)

Esses valores consideram o modelo de premiação do torneio, que prevê ganhos por avanço de fase (US$ 7,5 mi nas oitavas, US$ 13,1 mi nas quartas, US$ 21 mi nas semifinais) e bônus por vitórias (US$ 2 mi por vitória na fase de grupos).

Conteúdo produzido por Na Coruja. A reprodução total ou parcial sem citação da fonte não é autorizada.

Escrito por

Fellipe Moraes

Fellipe Gabriel, 19 anos, é estudante de Jornalismo na UFMT. Natural de Cuiabá, encontrou na escrita uma forma de entender o mundo e se expressar nele. É São Paulino, por teimosia e paixão, acompanha o futebol brasileiro de perto e também gosta de ficar de olho no que rola nas grandes ligas da Europa. Interessado por esporte, sociedade e tudo que mexe com as pessoas de verdade, acredita que o jornalismo pode ser um ponto de encontro entre sentimento e informação e também como uma forma de engrandecer o lugar de onde veio e ampliar a voz daqueles que não sou ouvidos.