```
Lar Destaque! CBF anuncia criação de “comissão” que irá analisar arbitragem
Destaque!Nacional

CBF anuncia criação de “comissão” que irá analisar arbitragem

193
CBF anuncia criação de “comissão” que irá analisar arbitragem - Canal Na Coruja
Reprodução

Após coordenar esforços para a criação de um modelo de Fair Play financeiro e promover a modernização do calendário do futebol brasileiro, a CBF anunciou nesta quinta-feira (23) a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para a Arbitragem brasileira. O GT analisará o interesse de participantes que se inscreverem até 29 de outubro. A primeira proposta será entregue 60 dias após o encerramento das inscrições.

Formalizada a partir da assinatura de portaria, a criação do GT da Arbitragem vem da necessidade identificada pela CBF de aprimorar continuamente a qualidade, a transparência e a padronização da arbitragem no futebol brasileiro, alinhadas aos padrões estabelecidos pela FIFA e IFAB (International Football Association Board, entidade que formula as regras do futebol).

A presidência deste GT ficará a cargo de Netto Góes, presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), com relatoria de Helder Melillo, diretor executivo da CBF.

A exemplo do que vem fazendo em outras áreas prioritárias, como o fair play financeiro e o calendário, a CBF projeta que o GT de arbitragem sirva como uma ferramenta de modernização do ofício no futebol brasileiro, identificando boas práticas internacionais, fortalecendo e aprimorando o sistema de arbitragem, analisando a adoção de tecnologias e até consolidando caminho para a profissionalização da carreira de arbitragem.

“Em menos de seis meses de gestão fizemos mudanças importantes e estruturais no futebol brasileiro. No mês que vem entregaremos o plano de fair play financeiro. Apresentamos a mudança do calendário e reestruturação dos nossos campeonatos. Agora estamos formando um Grupo de Trabalho abrangente, com federações, clubes e profissionais da área, para construir a estratégia que iremos tomar à frente da arbitragem, com educação continuada, a modernização, com implantação do impedimento semiautomático, e o debate sobre a profissionalização da arbitragem. Estamos atravessando um momento que exige reflexão, mas também ação. A criação deste Grupo de Trabalho é uma resposta concreta para que possamos aprimorar o sistema, valorizar os profissionais e reconstruir a confiança de todos os envolvidos no jogo”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.

Entre os pontos centrais do GT estará a governança compartilhada das ações, permitindo que clubes e federações participem do acompanhamento e desenvolvimento das atividades de arbitragem.

É aberta a participação no GT de clubes, federações, árbitros e assistentes, que podem formalizar seu interesse pelo e-mail gabinete.presidencia@cbf.com.br até o dia 29 de outubro. A CBF pode convidar para participação consultores técnicos independentes, com notório saber nas áreas de arbitragem, gestão esportiva, tecnologia aplicada ao esporte ou direito desportivo.

A seleção será feita considerando diversidade regional, experiência e representatividade dos diferentes segmentos do futebol. Os participantes do GT não serão remunerados.

Conteúdo produzido por Na Coruja. A reprodução total ou parcial sem citação da fonte não é autorizada.

Escrito por

Marcos Alves

Marcos Santos, 20 anos, estudante de Engenharia da Computação e fundador do site Na Coruja. Nascido em Cuiabá (MT), cresceu com o futebol presente em todos os momentos da vida e transformou essa paixão em conteúdo para quem vive o esporte no dia a dia. Vascaíno de coração e admirador do Cristiano Ronaldo, acompanha o futebol brasileiro e internacional com olhar atento às histórias, aos bastidores e às emoções que só o esporte proporciona. Movido pela paixão pelo futebol e pela comunicação digital, busca diariamente evoluir como criador de conteúdo e como profissional, levando informação e entretenimento para quem, assim como ele, nasceu para ver futebol e vive pelo futebol.