O basquete da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estreou em dose dupla nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, disputados em Natal (RN). As equipes masculina e feminina representaram Mato Grosso com atuações de destaque na rodada de abertura desta segunda-feira (14).
No basquete feminino, a UFMT enfrentou uma partida equilibrada diante da Universidade Federal do Acre (UFAC-AC). A equipe chegou a ficar 15 pontos atrás, mas reagiu nos últimos quartos, reduzindo a diferença para sete pontos e encerrando a partida com boas perspectivas para a sequência da competição.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Já o basquete masculino começou com o pé direito. Em grande atuação coletiva, a equipe venceu a UFAC-AC por 48 a 33, quebrando uma sequência de dois anos sem vitórias em competições nacionais. O resultado marca o retorno vitorioso da UFMT aos JUBs, representando Mato Grosso com confiança renovada.
🏀 Elencos da UFMT nos JUBs 2025
Basquete Feminino
Amanda Silva (capitã), Ana Fernandes, Giovanna Alcantara, Jheniffer Silva, Mariana Oliveira, Mariana Pedroso, Mariana Sonsin, Natália Tenório, Renata Sá, Renata Budin, Sofia Alves e Tamiris Barros.
Basquete Masculino
Edson Filho (capitão), Adama Ndiaye, Amauri Júnior, Castelino Roberto, Diego Damasceno, Fernando Pereira, João Lira, João Oliveira, Leonardo Silveira, Marcelo Júnior, Mateus Dorileo e Maurício Costa.
📊 Histórico
A UFMT está atualmente na 3ª divisão do basquete universitário nacional. Depois de campanhas sem vitórias em 2023 (representada pela própria UFMT) e 2024 (representada pela FAIPE), o retorno em 2025 marca um novo ciclo de reconstrução e fortalecimento da modalidade.
📅 Próximos jogos da UFMT
Masculino
- Terça-feira (15) – 14h15 x UFMG
- Quarta-feira (16) – 16h00 x CEULB-TO
📍 Local: IFRN Parnamirim
Feminino
- Terça-feira (15) – 09h00 x UNIFAP-AP
- Quarta-feira (16) – 10h45 x MULTIVIX-ES
📍 Local: Ginásio Jorge Tavares
Os JUBs 2025 seguem até o próximo domingo (19), reunindo atletas universitários de todo o país em uma celebração da força, superação e espírito esportivo que movem o esporte universitário brasileiro.
Deixe um comentário