A partir da disputa da 19ª rodada, a Série B teve o seu primeiro turno encerrado. Após 190 partidas ao todo, times protagonistas e candidatos ao descenso já começam a se desenhar, mas ainda há outras 19 oportunidades para cada time realizar uma campanha de recuperação ou manter a trajetória construída até aqui em busca de seus objetivos.
Uma demonstração disso é o equilíbrio na tabela. Nesta primeira metade do campeonato, apenas 12 pontos distanciam o lanterna, Botafogo-SP, que tem 18 pontos, da quarta colocada, Chapecoense, com 30. Por exemplo, na Série A, que já teve 17 rodadas realizadas, o 20º Sport somou apenas cinco e está 23 pontos atrás do Bahia, primeira equipe no G-4.
Nessa terça-feira (29), Goiás e Remo empataram por 1 a 1 no Hailé Pinheiro, em Goiânia. Pedro Rocha abriu o placar para o Leão Azul, que sofreu o tento de Anselmo Ramon, para os goianos. No Heriberto Hulse, em Criciúma, o Criciúma bateu o Cuiabá por 1 a 0, com gol de Jhonata Robert.
Confira estatísticas da competição:
Acesso à elite do futebol brasileiro
O Esmeraldino é o líder, com 37 pontos, e busca adicionar a terceira taça da Série B a sua coleção – sagrou-se campeão também em 1999 e 2012. Para isso, deve estar atento a Coritiba e Novorizontino-SP, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O Coxa tem 35 pontos, e o time paulista, 34. Completando o G-4, está a Chapecoense, que somou 30 pontos.
A Chape divide a pontuação com o Remo, que não disputa a Série A desde 1994. Na sequência, estão Criciúma, com 29, Cuiabá e Avaí, ambos com 28, além do Vila Nova, que tem 27.
Outras equipes como CRB e Athletico-PR possuem 25 pontos e não estão longe do pelotão de cima. Precisam, contudo, de uma subida de desempenho para se aproximar dos melhores pontuados.
Luta contra o rebaixamento
A zona de rebaixamento tem a seguinte configuração: Paysandu (17º com 20), Ferroviária-SP (18º com 20), Amazonas (19º com 19) e Botafogo-SP (20º com 18). O primeiro fora do Z-4 é o Volta Redonda-RJ, que tem 21, mesma pontuação do América-MG.
Defesas e ataques poderosos
O Avaí é o dono do melhor ataque da Série B, tendo marcado 26 gols, seguido pela Chapecoense, com 25, e por Goiás e Athletico-PR, ambos com 24.
Nas defesas, o Coritiba é o clube com menos gols sofridos (13). Na ordem, o Goiás foi vazado 15 vezes, o Novorizontino-SP, 16, e Remo e Criciúma, que levaram 17.
Artilharia
Com dez bolas na rede, Pedro Rocha, do Remo, é o artilheiro da competição que garante acesso à elite do futebol brasileiro. Ele tem certa liderança na estatística. Atrás do atacante remista, encontram-se Carlão, da Ferroviária-SP, Neto Costa, do Athletic-MG, e Anselmo Ramon, do Goiás, todos com seis gols.
Fair Play
Avaí e Athletico-PR foram penalizados com o menor número de cartões amarelos: 37. Já o Atlético-GO é o clube que mais sofreu: 63.
No que diz respeito às expulsões, Botafogo-SP e Volta Redonda-RJ levaram apenas um cartão vermelho cada. A Ferroviária-SP, por sua vez, levou dez.
Deixe um comentário