O futebol brasileiro vive uma sequência amarga na Copa Sul-Americana e, neste sábado (22), acumulou seu quarto vice-campeonato consecutivo, após o Atlético-MG perder a final de 2025 para o Lanús, da Argentina, nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. A nova frustração confirma o jejum recente do país na competição continental, que não vê um clube brasileiro levantar o troféu desde 2021.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Nos últimos anos, o Brasil repetiu o roteiro da decepção em finais da Sula. Em 2024, também em Assunção, o Cruzeiro perdeu por 3 a 1 para o Racing, em mais uma decisão contra argentinos. Em 2023, o Fortaleza foi derrotado pela LDU, em Maldonado, no Uruguai, enquanto em 2022, o São Paulo caiu para o Independiente del Valle, em Córdoba.
A sequência recente de vices brasileiros
- 2022 – São Paulo perde para o Independiente del Valle
- 2023 – Fortaleza perde para a LDU
- 2024 – Cruzeiro perde para o Racing
- 2025 – Atlético-MG perde para o Lanús
Com isso, o Brasil acumula quatro finais seguidas contra estrangeiros sem taça.Vale lembrar que, em 2021, o Athletico-PR também ficou com o vice, mas em duelo entre brasileiros, contra o Red Bull Bragantino.
Campeões recentes da Copa Sul-Americana (últimos 6 anos)
- 2020 – Defensa y Justicia (ARG)
- 2021 – Athletico-PR (BRA)
- 2022 – Independiente del Valle (EQU)
- 2023 – LDU (EQU)
- 2024 – Racing (ARG)
- 2025 – Lanús (ARG)
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
O novo título do Lanús, aliás, é o segundo da história do clube — o primeiro veio em 2013.
Enquanto isso, o jejum brasileiro continua e, para os quatro últimos finalistas nacionais, fica a frustração de chegar perto… e ver o troféu escapar mais uma vez.












Deixe um comentário