Apesar dos desafios enfrentados pelas categorias de base, o Cuiabá vem colhendo bons frutos ao apostar nos jovens talentos do clube. A temporada de 2025 tem sido marcada por uma presença cada vez maior dos meninos formados no Dourado, tanto em jogos do estadual quanto na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Logo na estreia da temporada, quem representou o Cuiabá em campo foi o elenco sub-20, que enfrentou o Operário de Várzea Grande pelo Campeonato Mato-Grossense. A decisão marcou o início de uma trajetória que reforça o compromisso do clube em valorizar a base. Desde então, mesmo com as contratações feitas nas duas janelas de transferência, o time principal tem mantido atletas formados em casa entre os relacionados e, em muitos casos, como titulares.
O lateral-esquerdo Marcelo, por exemplo, vem sendo titular nas últimas quatro rodadas. Outro nome que se consolidou foi o de David Miguel, que tem sido presença constante no banco de reservas.Além de Calebe e Jadson que fazem parte do elenco principal desde do começo da temporada.
Quem também começou a ganhar protagonismo foi o atacante Victor Barbara. Contratado inicialmente para as categorias de base, ele foi promovido ao elenco profissional após se destacar nos treinamentos. Na partida contra o Amazonas, saiu do banco, sofreu o pênalti que resultou no terceiro gol do Cuiabá e foi peça importante na vitória por 3 a 1.
Outro jovem que já teve minutos em campo foi Gabriel Mineiro, que atua pelo sub-20 e entrou em campo na partida contra o Botafogo-SP. No elenco principal, o Cuiabá ainda conta com o goleiro Felipe e o zagueiro Luis Soares (capitão do sub-20), que recentemente teve seu contrato renovado com o clube.
Após a vitória contra o Amazonas, o técnico Guto Ferreira comentou sobre a atuação dos garotos formados no clube. Questionado pela TVCA sobre o lateral Sander, Guto destacou o desempenho do Marcelo:
“A gente tinha a equipe um pouco desfalcada, mas, o que a gente fica muito feliz que os jogadores que entraram conseguiram contribuir e ajudar, jogadores jovens como: o Marcelo vem crescendo jogo a jogo, e o David fez uma partida muito boa. O Victor entrou bem e o Jadson se esforçando ao máximo” afirmou o treinador.
Já em entrevista ao repórter Kayo Henrique, do portal Olhar Esportivo, Guto falou sobre Victor Barbara:
“É um menino dedicado, esforçado, que aproveita a oportunidade e ganha a chance. Teve lucidez e entrega contra Coritiba e Amazonas. Soube a hora certa de atacar, de segurar, de pisar na bola e reorganizar. Ficamos feliz por ele” completou.
O crescente aproveitamento da base no time principal reforça a importância do trabalho feito no centro de treinamento do Dourado. Com investimentos na estrutura e na formação de atletas, o Cuiabá começa a colher os frutos de um planejamento voltado para o futuro, com a base ganhando espaço e mostrando seu valor em campo.
Deixe um comentário