.Cuiabá

“Não se reconstrói uma equipe do dia para a noite” diz Eduardo Barros após derrota para o Sport Sinop

AssCom Dourado

O técnico Eduardo Barros, do Cuiabá, concedeu entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (21), na Arena Pantanal, após a derrota por 1 a 0 para o Sport Sinop, pela quarta rodada do Campeonato Mato-grossense 2026, resultado que deixa o Dourado na sétima colocação, com quatro pontos em 12 disputados, e intensificou o debate sobre o processo de reconstrução do elenco, tema central da fala do treinador.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Logo na primeira resposta, o treinador assumiu integralmente a responsabilidade pelo resultado e destacou o volume ofensivo da equipe.

Sem dúvida, o maior responsável pelo resultado sou eu, pois eu sou o treinador da equipe. E entendo que, pelo que a equipe produziu hoje, o resultado poderia ter sido diferente”, afirmou.

Eduardo Barros ressaltou que o Cuiabá finalizou 35 vezes contra apenas uma do adversário, avaliando que o placar mínimo não refletiu o que foi produzido em campo. “Então, num jogo como esse, no mínimo você empata se você não conseguiu vencer”, completou.

O comandante explicou que a estratégia passou pelos lados do campo devido ao bloco baixo do Sport Sinop e às dificuldades naturais de infiltração pelo meio.

Então, a equipe adversária protegeu muito bem o centro do campo próximo à sua área. Não dá para ficar tentando forçar bola por dentro, porque a eminência da perda aumenta muito”, disse, destacando também a limitação de tempo para treinos.

Nós tivemos uma pré-temporada de dez dias. Nós tivemos jogos congestionados desde que estreamos. Como é que você treina com dois ou três dias de intervalo entre um jogo e outro? Treina-se muito pouco”.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Mesmo com o volume ofensivo, Barros lamentou a baixa efetividade. “Em 35 finalizações, nós temos que ter um terço aproximadamente de finalizações certas… Nós fizemos somente sete finalizações certas. E ainda assim, tivemos bola na trave, tivemos um pênalti perdido”, detalhou. Sobre a ausência de um centroavante de maior estatura, o treinador ponderou que isso não inviabilizou a produção ofensiva. “Isso não inviabiliza de terminar a jogada com cruzamento… É claro que a estatura ajuda e a gente, se puder ter no elenco um centro-avante de maior presença de área, é importante que possa ter”.

Questionado sobre a utilização de jovens da base, Eduardo Barros explicou a situação de Manzano e reforçou o processo interno.

O Manzano é um jogador que vem treinando com o que a gente chama de G3… e se ele se destacar nos treinamentos, ele vai ter a oportunidade como consequência”, afirmou.

Ao falar do aspecto emocional, o treinador destacou o impacto da juventude do elenco e dos acontecimentos do jogo. “Os jogadores ficam mais ansiosos que o normal, erram tomadas de decisão que são simples se eles estivessem mais frios”, analisou, citando ainda o pênalti desperdiçado e a forma como o adversário administrou o resultado. “A gente foi entrando nessa pilha que o jogo gerou”.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Na parte final da coletiva, Eduardo Barros deixou um recado direto à torcida, pedindo compreensão com o momento do clube.

A mensagem que eu tenho para a torcida é que ela precisa olhar para o que está acontecendo no campeonato Mato-Grossense mais especificamente para a nossa equipe com o olhar da reconstrução e uma reconstrução é um processo não se faz reconstrução significativa do dia para a noite”, afirmou.

O treinador reforçou que o projeto passa pela utilização de jovens e pela realidade orçamentária do clube. “Entenda a reconstrução. Dói perder para o Sinop. Dói muito. Dói muito da forma como foi”, desabafou.

Eduardo Barros ainda projetou os próximos passos do clube, citando reforços e o planejamento para a Série B. “Eu vou ter que trabalhar com a minha comissão técnica para encontrarmos soluções de curtíssimo prazo. E a gente juntos com o torcedor com a direção com o elenco reconstruirmos o Cuiabá”, concluiu.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

O próximo compromisso do Cuiabá será no sábado (24), às 18h, contra o Chapada, no Estádio Apolônio Bouret de Mello, em mais um teste para o time neste início de Campeonato Mato-grossense 2026.

Escrito por
Bruno Monteiro

Bruno Monteiro, 25 anos, estudante de Jornalismo na UFMT e repórter do site Na Coruja. Nascido no Rio de Janeiro e morando há duas décadas em Mato Grosso, cobre o cenário esportivo no geral e o futebol brasileiro, com atenção especial ao Mixto Esporte Clube. Fã, principalmente, de Futebol e Basquete, e movido pela vontade de contar boas histórias a quem lê, busca diariamente aprender e evoluir como pessoa e profissional, carregando sempre aquele tom de quem sabe, realmente, o que é torcer, chorar e, no fim, amar o esporte.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

FIFA anuncia adversárias do Brasil em abril: Zâmbia, Canadá e Coreia do Sul

A Seleção Brasileira Feminina vai enfrentar Canadá, Zâmbia e Coreia do Sul,...

“Fizemos uma excelente partida”, afirma goleiro Diego sobre vitória do Sport Sinop

Após uma atuação decisiva que garantiu a vitória do Sport Sinop, na...

Rei de VG? Chapada faz a “dobradinha” ao vencer Várzea Grande e Operário em sequência

O Chapada Futebol Clube fez história nesta semana ao conquistar duas vitórias...

Veja como está a classificação do estadual com os resultados parciais da 4ª rodada

A quarta rodada do Campeonato Mato-grossense 2026 foi bastante movimentada até aqui, com jogos...