.Geral

Mundial de Clubes x Copa Intercontinental: entenda as diferenças entre os dois torneios

7
Reprodução

A final do novo Mundial de Clubes da FIFA entre PSG e Chelsea, marcada para este domingo (13), nos Estados Unidos, marca não apenas a disputa por um título internacional, mas também o início de uma nova era no futebol mundial.

Com a estreia do novo formato, muitos torcedores têm se perguntado qual a diferença entre ele e a Copa Intercontinental, outra competição que também dará título mundial neste mesmo ano.

Periodicidade

A primeira diferença está na periodicidade O Mundial de Clubes passará a ser realizado a cada quatro anos, sempre no ano anterior à Copa do Mundo de seleções.

Já a Copa Intercontinental segue com edições anuais envolvendo somente os campeões de cada continente da temporada.

Participantes e formato da competição

O número de participantes também muda bastante. Enquanto o Mundial reúne 32 clubes classificados com base no desempenho nas competições continentais dos últimos anos, a Intercontinental é mais enxuta e conta com apenas seis equipes, sendo uma de cada continente.

No formato da competição o Mundial adota uma estrutura com fase de grupos dividida em oito grupos com quatro times cada com os dois melhores avançando para a fase eliminatória. A Copa Intercontinental, por outro lado, é inteiramente disputada em formato de mata-mata sem grupos desde o início.

Sede e calendário

As sedes e o período de realização também são diferentes. O Mundial é disputado em uma única sede e acontece no meio do ano neste caso os Estados Unidos, já a Intercontinental, costuma ocorrer no segundo semestre em sedes variadas. No ano passado, por exemplo, os primeiros jogos aconteceram nos países mandantes e as fases finais foram no Catar. A edição de 2025 ainda não teve a sede confirmada.

Embora ambos sejam reconhecidos pela FIFA como competições mundiais o novo Mundial de Clubes ganha maior destaque e prestígio por sua abrangência e nível técnico mais elevado semelhante ao da Copa do Mundo de seleções. A Intercontinental, por sua vez, mantém a tradição ao reunir os campeões do ano, mas com menor apelo internacional.

As duas competições coexistem a partir de agora e marcam uma nova fase do calendário do futebol mundial com diferentes formatos, propostas e importância no cenário global.

Escrito por
Maria Klara Duque

Estudante de jornalismo, apaixonada por futebol e por contar histórias!!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

.Youtube

Canal Na Coruja transmite semifinal da Segundona e jogão do Sub-20 com imagens neste fim de semana

O futebol mato-grossense ganhará destaque neste fim de semana com transmissões ao...

Geral

Seleção chega ao Equador e se prepara para a Copa América

A Seleção Brasileira chegou a Quito na noite desta quinta-feira (10) para...

.Cuiabá

De saída? Sport e Cuiabá encaminham troca de atacantes por empréstimo

Sport e Cuiabá estão próximos de oficializar uma troca de atacantes por...

.Geral

Semifinais da Segundona MT Lifefit 2025 começam neste sábado

As semifinais do Campeonato Mato‑grossense 2ª Divisão Lifefit 2025, começa neste sábado...