.Geral

MP pede suspensão de público na Stock Car em Cuiabá após acidente em arquibancada

Reprodução

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pediu, nesta sexta-feira (14), a suspensão do uso de arquibancadas para o público nos treinos e na corrida da 10ª etapa da Stock Car, marcada para sábado (15), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, após um vendaval derrubar parte da estrutura na noite anterior, deixando quatro feridos. A medida foi solicitada para garantir segurança, já que o órgão aponta risco iminente de tragédia e pede ainda um laudo técnico pericial sobre estabilidade estrutural, além de multa diária de R$ 80 mil em caso de descumprimento.

O acidente ocorreu quando pilares que sustentavam o teto da arquibancada se soltaram durante fortes rajadas de vento e atingiram pessoas e veículos. A petição é assinada pelos promotores André Luis Almeida, Mauro Poderoso Souza e Maria Fernanda Côrrea da Costa.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

O que motivou o pedido do MP

Os promotores argumentam que:

  • Novos temporais são previstos, com 75% de chance de chuva e ventos fortes;
  • A estrutura demonstrou fragilidade comprovada no incidente;
  • O local já havia registrado problema semelhante no mês passado, quando brinquedos infláveis caíram durante a 3ª Corrida da Educação, deixando crianças levemente feridas;
  • O Parque Novo Mato Grosso é uma área aberta, com pouca arborização, o que aumenta a vulnerabilidade a ventos intensos.

Segundo o MP, tudo indica falhas em medidas preventivas, apesar de alertas meteorológicos prévios.

Ações imediatas e posicionamentos

Na manhã desta sexta-feira (14), equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Politec realizaram perícia no local para avaliar riscos e determinar condições mínimas de segurança.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

O secretário de Esporte, Cultura e Lazer, David Moura, afirmou que a etapa será mantida e que os danos serão indenizados.

“O evento não será cancelado. Acreditamos que tudo vai dar certo. O que danificou foi a estrutura do teto, que tombou com a rajada de vento”, disse o secretário.

Agora, o evento depende da avaliação técnica e da decisão judicial sobre a presença de público.

Nota do Ministério Público:

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 25ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá, ingressou nesta sexta-feira (14) com uma ação civil pública para que a organização do Parque Novo Mato Grosso adote medidas preventivas adicionais, após o vendaval que atingiu parte das arquibancadas instaladas para os treinos da 10ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

O evento está previsto para os dias 14 e 15 de novembro. A medida, de caráter preventivo, busca assegurar fiscalização adequada e confirmar a segurança do público, após o desabamento parcial de uma das arquibancadas durante os treinos livres realizados na noite de quinta-feira (13), sob forte chuva e ventania.

Embora o incidente tenha ocorrido em momento de menor fluxo de pessoas, o MPMT alerta para o risco iminente de uma tragédia, especialmente diante da previsão de novas tempestades na região.

O órgão requer a apresentação de um laudo técnico que comprove a estabilidade das estruturas, a ser emitido pelo Corpo de Bombeiros ou por outro órgão competente.

Segundo o promotor de Justiça André Luís de Almeida, a não participação do público não acarretaria prejuízo financeiro, já que os ingressos foram distribuídos gratuitamente pelo Governo do Estado. A prioridade, afirma, é garantir a segurança de espectadores, trabalhadores e participantes do evento.

O MPMT também propôs a aplicação de multa diária de R$ 80 mil, a ser revertida ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, em caso de descumprimento da decisão.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Escrito por
Bruno Monteiro

Bruno Monteiro, 25 anos, estudante de Jornalismo na UFMT e repórter do site Na Coruja. Nascido no Rio de Janeiro e morando há duas décadas em Mato Grosso, cobre o cenário esportivo no geral e o futebol brasileiro, com atenção especial ao Mixto Esporte Clube. Fã, principalmente, de Futebol e Basquete, e movido pela vontade de contar boas histórias a quem lê, busca diariamente aprender e evoluir como pessoa e profissional, carregando sempre aquele tom de quem sabe, realmente, o que é torcer, chorar e, no fim, amar o esporte.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Recuperado de lesão grave, Yamil Asad é relacionado pelo Cuiabá após nove meses fora

O atacante argentino Yamil Asad, de 31 anos, voltou a ser relacionado...

NASCAR anuncia calendário de 2026; Cuiabá é a novidade entre as sedes

A NASCAR Brasil anunciou nesta sexta-feira o calendário da temporada 2026. Serão 12 etapas...

Sexta de Stock Car em Cuiabá tem classificação e corrida sprint noturna; confira a agenda

A Stock Car Pro Series realiza nesta sexta-feira (14), no Autódromo Internacional...

Semifinais do Sub-15 e Sub-17 começam nesta sexta-feira em Mato Grosso

As semifinais do Campeonato Mato-grossense Sub-15 e Sub-17 começam nesta sexta-feira (14),...