.+Esportes

João Fonseca vence ex-top 10 de virada e vai à semifinal do ATP 500 da Basileia 2025

2025 Ezra Shaw/Getty Images for Laver Cup

João Fonseca até que começou bem o jogo, mas precisou de muita superação para derrotar o canadense Denis Shapovalov, nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, pelas quartas de final do ATP 500 da Basileia 2025. Após 1h36min de partida, ele venceu de virada o rival que já foi top 10 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 4/1 e abandono.

Atual 46º do mundo, o melhor brasileiro na lista da Associação dos Profissionais do Tênis (ATP) deverá entrar pela primeira vez no top 40 com a campanha – sua melhor colocação até agora é a 42ª.

É a primeira vez que o carioca de 19 anos disputa as semifinais de um ATP 500 – até esta semana, sua melhor campanha em um torneio deste nível havia sido as quartas de final no Rio Open 2024. É, inclusive, apenas sua segunda semifinal na elite do circuito mundial – repetindo o feito obtido no ATP 250 de Buenos Aires, onde foi campeão.

Ele enfrenta neste sábado, na semifinal, o espanhol Jaume Munar, que também avançou após a desistência de um rival canadense: no caso, Felix Auger-Aliassime, cabeça 5 do torneio, por 6/3 e abandono.

Jaume Munar é o atual 42º do ranking e vive uma de suas melhores fases da carreira, devendo superar na próxima atualização do ranking sua melhor colocação – até agora o 37º. Ele só tem uma final de ATP na carreira, no ATP 250 de Marbella 2021.

Na metade superior da chave, o francês Ugo Humbert enfrenta Opelka, que veio do quali, enquanto o norueguês Casper Ruud, quarto cabeça de chave, duela com o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, oitavo favorito.

Denis Shapovalov, atual 23º do mundo, já foi top 10 em 2020 e chegou à semifinal de Wimbledon 2021, além de ter duas quartas de final de Grand Slam no currículo, no US Open 2020 e no Aberto da Austrália 2022. Ele tem quatro títulos da ATP na carreira, dois deles neste ano, inclusive seu único troféu em um ATP 500, na Basileia. Confira abaixo, um resumo da partida.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Maria Clara Pacheco é campeã mundial de taekwondo na China

Após duas décadas de espera, a lutadora Maria Clara Pacheco colocou o...

Com uma a menos, Brasil vence a atual bicampeã europeia em amistoso internacional

A Seleção Brasileira feminina de futebol venceu a Inglaterra, atual bicampeã da...

Técnico espanhol dispara contra Vini Jr.: “Não é um bom exemplo para as crianças”

O ex-jogador e técnico espanhol Sergi Barjuán criticou publicamente o brasileiro Vinícius...

CBF anuncia criação de “comissão” que irá analisar arbitragem

Após coordenar esforços para a criação de um modelo de Fair Play...