.Geral

Estaduais terão apenas 11 datas a partir de 2026; veja prováveis impactos da mudança em MT

Rafael Ribeiro/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, que os Campeonatos Estaduais terão menos datas a partir de 2026, passando de 16 para 11 períodos de disputa, embora mantida a duração entre 11 de janeiro e 8 de março. A mudança, que afeta diretamente clubes de todas as regiões, busca reorganizar o calendário, reduzir o desgaste físico dos jogadores e equilibrar os diferentes níveis de investimento no futebol nacional.

Em 2025, os Estaduais ocuparam 16 datas oficiais, mas em alguns estados essa marca foi até extrapolada, o que pressionava o calendário nacional. Em Mato Grosso, o torneio, contando com 10 equipes, tem 15 rodadas ao todo.

Foto: CBF

No cenário mato-grossense, o Estadual continua sendo peça-chave para garantir vagas em torneios nacionais. O atual campeão Primavera e o Mixto já estavam confirmados na Série D de 2026. Agora, outros clubes do estado podem ser beneficiados com o novo regulamento e a ampliação do torneio: o Luverdense, que chegou à segunda fase da Série D em 2025; o Operário VG, que busca espaço por meio do Estadual e copas; e o União de Rondonópolis, que pode ganhar uma vaga extra caso a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) seja contemplada no novo critério da CBF.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

O impacto da mudança é direto sobre os clubes. De um lado, times de menor investimento poderão se beneficiar da redução de custos com logística e elenco. De outro, o Estadual se torna importante fonte de calendário, já que foram aumentadas as chances de classificação para campeonatos nacionais. “É uma questão de justiça esportiva, desenvolvimento sustentável e equilíbrio” disse Samir Xaud, presidente da CBF.

Outro ponto relevante é que, ao que tudo indica, os Estaduais poderão ocorrer em paralelo à Série A do Brasileirão(que terá início em 28/01 e vai até 2/12), a única exceção será na fase final dos torneios locais: a CBF garantirá uma semana livre para as decisões. “São quatro rodadas de Brasileiro que são intercaladas com os estaduais. São datas únicas, sem sobreposição com o estadual.” explicou Julio Avellar, diretor de competições da CBF.

Foto: CBF

A mudança gera apreensão para clubes que utilizam o Estadual como principal vitrine e fonte de calendário, mas também pode abrir portas para que Mato Grosso tenha mais representantes no cenário nacional, fortalecendo o papel da competição estadual dentro do novo formato da CBF.

Escrito por
Bruno Monteiro

Bruno Monteiro, 25 anos, estudante de Jornalismo na UFMT e repórter do site Na Coruja. Nascido no Rio de Janeiro e morando há duas décadas em Mato Grosso, cobre o cenário esportivo no geral e o futebol brasileiro, com atenção especial ao Mixto Esporte Clube. Fã, principalmente, de Futebol e Basquete, e movido pela vontade de contar boas histórias a quem lê, busca diariamente aprender e evoluir como pessoa e profissional, carregando sempre aquele tom de quem sabe, realmente, o que é torcer, chorar e, no fim, amar o esporte.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

.Papo Seleça

Com show de Estêvão, Brasil goleia Coreia do Sul por 5 a 0

A Seleção Brasileira goleou a Coreia do Sul por 5 a 0...

.Ação

Ação conquista título inédito do Campeonato Mato-grossense Feminino 2025

O Ação é o novo campeão mato-grossense feminino! A equipe conquistou o...