.Geral

Ednaldo Rodrigues é afastado da CBF; e filho de Sarney assume

CBF

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta quinta-feira (15) o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro também nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, encarregado de convocar novas eleições “o mais breve possível”.

A decisão anulou o acordo que sustentava a eleição de Ednaldo, por suspeita de falsificação da assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da CBF. No despacho, o magistrado afirmou:

“Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte Superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes.”

O afastamento é resultado de pedidos apresentados ao Supremo Tribunal Federal pela deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e pelo próprio Fernando Sarney. Ambos alegaram que a assinatura do Coronel Nunes no acordo era falsa, o que foi reforçado por um laudo pericial. Esse documento foi essencial para a decisão do TJ-RJ, após o ministro Gilmar Mendes encaminhar o caso para apuração na Justiça estadual.

Além da disputa jurídica, Ednaldo enfrenta críticas por sua gestão e pela revelação de um salário de R$ 215 mil mensais, considerado excessivo por dirigentes e parlamentares. Em meio à pressão, ele tentou fortalecer sua posição anunciando a contratação do técnico Carlo Ancelotti e reunindo apoio de presidentes de federações estaduais.

Esta é a segunda vez que Ednaldo é afastado do cargo — a primeira ocorreu em dezembro de 2023, mas foi revertida pelo STF um mês depois. Agora, o caso volta a se desenrolar nos tribunais superiores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

União vence Mixto e ganha os seus primeiros 3 pontos no campeonato Mato-Grossense

O União Rondonópolis venceu o Mixto por 1 a 0, nesse sábado...

Operário vence o Várzea Grande por 2 a 0 na estreia do Mato-Grossense 2026

O Operário venceu o Várzea Grande, nesse sábado (10) no estádio Dito...

Nova Mutum e Sport Sinop empatam na estreia do Mato-Grossense 2026

O Sport Sinop e o Nova Mutum empataram por 1 a 1,...

Torcedores enfrentam filas e falta de preparo na entrada do Dutrinha em Mixto x União

Torcedores que foram ao estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, na...