Geral

Dupla de ouro! Caio Souza e Diogo Soares colocam o Brasil entre os melhores do Mundial de Ginástica

CGB

O Brasil registra grandes resultados na 53ª edição do Mundial de Ginástica Artística, disputada na Indonésia.

Na madrugada desta segunda-feira (pelo horário de Brasília), no encerramento da fase classificatória, Caio Souza assegurou vaga na final das argolas. O Brasil, que competiu na subdivisão 2, na madrugada de sábado para domingo, teve que esperar a conclusão da subdivisão 6 para ver confirmada a posição do ginasta fluminense entre os oito melhores do mundo no aparelho.

Caio fez uma apresentação primorosa nas argolas, finalizada com um triplo mortal cravado na saída. Os 14.333 pontos, mesma nota do sétimo colocado, o belga Glen Cuyle, o deixaram na oitava posição. A diferença residiu na execução — 5.800 para o ginasta europeu contra 5.700 do brasileiro, que tem em seu currículo as finais do salto no Mundial de 2018 (Doha, Catar), do salto novamente em 2022 (Liverpool, Inglaterra) e paralelas em 2021 (Kitakyushu, Japão).

O Brasil terá ainda dois representantes na final do individual geral – Caio, que avançou com a oitava posição (79.166) e Diogo Soares, dono da décima colocação (78.798).

Diogo emplacou sua terceira final do individual geral em edições do Mundial. As anteriores foram em Liverpool-22 e Antuérpia-23. O ginasta paulista também fora finalista nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e nos de Paris-2024. Suas notas foram 13.866 (barra fixa), 13.666 (paralelas), 13.533 (solo), 13.133 (cavalo com alças), 12.500 (salto) e 12.400 (argolas).

Caio figura entre os 24 melhores do mundo na soma dos seis aparelhos pela sexta vez em sua carreira num Mundial. As edições em que já conseguiu essa distinção foram as de 2017, 18, 19, 21 e 22. Além dos 14.333 nas argolas, registrou ainda 13.733 (barra fixa), 13.700 (paralelas), 13.300 (salto), 13.100 (solo) e 11.000 (cavalo).

Apenas China, Suíça e Brasil colocaram dois de seus ginastas entre os dez primeiros finalistas do individual geral.

Ricardo Yokoyama, treinador de Caio, expressou toda a sua satisfação pelos resultados nas classificatórias. “Argolas é um aparelho muito disputado, com notas muito próximas no alto nível. Há alguns anos, estamos trabalhando para aumentar a nota final. Fizemos esforços para melhorar a nota de partida, incorporamos e substituímos elementos, testamos saídas diferentes. Foi um longo caminho. Vimos o Caio fazer uma linda série, coroada com uma saída cravada. Isso fez toda a diferença para essa classificação histórica. Esse ginasta é um guerreiro incansável, que está de parabéns”.

Yokoyama acredita que ainda haja margem para melhora na final, programada para o dia 24. “Nas argolas ainda há possibilidade de melhorarmos em alguns décimos. Será uma disputa bem dura, mas ele está preparado”.

No individual geral, a classificação de Caio era bem mais previsível, segundo seu treinador. “Também temos condições de progredir no dia da final do individual geral. Nosso trabalho é identificar as falhas para corrigi-las, e é isso que faremos para que ele supere a pontuação da classificatória”, disse o treinador, referindo-se à final da manhã de quarta-feira, segundo o horário de Brasília.

Daniel Biscalchin, treinador de Diogo, também fez sua análise. “A meta principal, neste ciclo, é o Mundial de 2027, que será decisivo para a classificação aos Jogos Olímpicos do ano seguinte. Promovemos muitas mudanças nas séries do atleta e nos treinamentos. Foram feitas adaptações e incluídos exercícios nos quais vi possibilidades de elevação das notas. As séries do Diogo ainda estão em construção. Não se encontram ainda completamente limpas e seguras como espero. Nesse processo, o Mundial da Indonésia está sendo essencial porque mostra um início de consolidação de séries, e revela margem para melhora”, projeta.

A décima colocação foi considerada “muito boa” por Biscalchin. “De forma geral, o Diogo vem passando muito bem, tanto técnica como fisicamente. Fica bem claro que está mais confiante competindo, feliz e preparado. Isso se reflete diretamente no resultado. A tendência é se manter essa evolução e, quem sabe, progredir ainda mais nas próximas competições”, acrescenta o profissional.

PROGRAMAÇÃO – Horário de Brasília

Dia 21/10 – Classificatórias – Ginástica Artística Feminina
Dia 22/10 – Final – Ginástica Artística Masculina
Transmissão: Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV e SporTV2
8h30 às11h – Final do individual geral – GAM
Dia 23/10 – Final – Ginástica Artística Feminina
Transmissão: Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV e SporTV2
8h30 às 11h – Final do individual geral – GAF
Dia 24/10 – Finais por aparelhos – Dia 1
Transmissão: Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV e SporTV2
4h às 8h – Finais masculina de solo, feminina de salto, cavalo com alças, barras assimétricas e argolas
Dia 25/10 – Finais por aparelhos – Dia 2
Transmissão: Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV e SporTV2
4h às 8h – Finais masculina de salto, trave, barras paralelas, feminina de solo e barra fixa

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

1ª VEZ: Tenista cuiabano Leonardo Storck disputará Australian Open juvenil em 2026

O jovem tenista cuiabano Leonardo Storck, de 16 anos, viveu neste sábado...

Flamengo vence no Maracanã e empata em número de pontos com Palmeiras

Da Agência Brasil O Flamengo aproveitou o fator casa para derrotar o...

CEO da Stock Car sobre autódromo de Mato Grosso “nunca vi uma pista com tanta tecnologia”

O CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, elogiou a estrutura do autódromo do...

Seleção mira amistoso no Maracanã e amplia observações no futebol brasileiro

A comissão técnica da Seleção Brasileira avalia a realização de um amistoso...