O ex-jogador e dirigente Mohamed Mubarak, natural do Catar, esteve em Cuiabá nesta semana e demonstrou interesse em estreitar relações esportivas com clubes locais, em especial o Mixto Esporte Clube. A visita esta sendo intermediada pela empresa Fomentas, e incluiu um encontro com o gestor do Mixto, Dorileo Leal.
Mubarak tem uma trajetória marcada pelo futebol. Apesar da resistência inicial dos pais, iniciou a carreira jogando nas ruas de Doha até conquistar espaço em clubes do Catar, como Al Khor e Al Sadd S.C., além de alcançar a seleção nacional. Versátil em campo, construiu uma reputação de “coringa” e, após encerrar a carreira precocemente, seguiu atuando fora das quatro linhas.
Com mais de 14 anos de experiência na Federação de Futebol do Catar, Mubarak foi responsável pela contratação de técnicos renomados, como Sebastião Lazaroni, Paulo Autuori e Pepe. Fluente em sete idiomas, também atua como comentarista esportivo na TV Al Jazira e colabora com entidades ligadas ao futsal no Catar e na Ásia.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Em entrevista à A Gazeta, ele destacou o impacto da Copa do Mundo de 2022 no desenvolvimento esportivo do país. “O povo usufrui de toda a gigantesca infraestrutura criada para a Copa e hoje temos milhares de crianças praticando o futebol no Catar. Foi fantástico”, afirmou.
Além de ressaltar o legado do Mundial, Mubarak revelou planos de fortalecer o futebol feminino em seu país, por meio de intercâmbios internacionais. A capital Mato Grossense segundo ele, pode ser um ponto de partida para essa aproximação. “Estamos abertos para conhecer a estrutura do Mixto e de outros clubes locais e trocar conhecimentos”, disse.
Para Dorileo Leal, o encontro representa uma oportunidade de abertura para o futebol mato-grossense. “Para nós, é uma honra receber um ex-atleta e importante dirigente do Catar. O Mixto está de portas abertas ao futebol asiático”, declarou.
Futebol no Catar
O Catar, filiado à Fifa desde 1972, investe há décadas no desenvolvimento do futebol local, muitas vezes com forte presença de treinadores brasileiros. O técnico Evaristo de Macedo, por exemplo, foi um dos principais nomes ligados à história do país. Sob seu comando, a seleção sub-20 conquistou o vice-campeonato mundial em 1981, na Austrália, e participou das Olimpíadas de 1984 (Los Angeles) e 1992 (Barcelona).
Hoje, a liga nacional conta com 12 clubes e 364 atletas, sendo 177 estrangeiros, grande parte deles brasileiros. O Al-Sadd Sports Club, fundado em 1969, é o atual campeão e o time mais vitorioso do país, com destaque também em outras modalidades esportivas, como handebol, basquete, vôlei e atletismo.
Deixe um comentário