Análise estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) projetou que 62 pontos são suficientes para garantir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2026 com 93,6% de probabilidade. A pesquisa, citada pelo professor e matemático José Roberto Silva da UFC, indica que a pontuação de 65 pontos virtualmente assegura a vaga, com 99,99% de chances.
De acordo com a UFMG, a escalada de probabilidade é abrupta:
- 60 pontos: 40,2% de chance
- 61 pontos: 73,1% de chance
- 62 pontos: 93,6% de chance
- 63 pontos: 99,2% de chance
Situação do Cuiabá
Para o Cuiabá, com 50 pontos atuais, precisaria de 100% de aproveitamento nos jogos restantes para alcançar os 65 pontos, uma campanha perfeita que inclui um confronto direto contra o próprio Goiás. Qualquer tropeço nas próximas rodadas praticamente elimina as já remotas chances de acesso do time, que dependeria de uma combinação específica de resultados.
Cenário para o Goiás
O Goiás, que hoje ocupa posição no grupo de acesso, precisa de 12 pontos nos cinco jogos restantes para chegar aos 65 pontos, o que significaria quatro vitórias e um empate. Caso consiga três vitórias e um empate (10 pontos), alcançaria os 63 pontos, ficando acima do patamar de segurança de 62.
A reta final do Goiás na Série B terá confrontos diretos contra concorrentes:
- Criciúma (fora)
- Athletico-PR (casa)
- Cuiabá (fora)
- Novorizontino (casa)
- Remo (fora)
Contexto estatístico
O estudo mostra que abaixo de 59 pontos as chances de acesso se tornam remotas, 59 pontos oferecem apenas 12,2% de probabilidade. A marca de 58 pontos tem apenas 1,4% de chance, enquanto 57 pontos ou menos são considerados insuficientes para a classificação.
Com cinco rodadas restantes, a corrida pelo acesso deve definir-se entre times que conseguirem manter regularidade para alcançar este patamar de 62-65 pontos, estabelecido como a zona de segurança para subir à elite do futebol nacional.











Deixe um comentário