.Geral

Confira o número “mágico” de pontos para o acesso a Série A

Asscom Dourado

Análise estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) projetou que 62 pontos são suficientes para garantir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2026 com 93,6% de probabilidade. A pesquisa, citada pelo professor e matemático José Roberto Silva da UFC, indica que a pontuação de 65 pontos virtualmente assegura a vaga, com 99,99% de chances.

De acordo com a UFMG, a escalada de probabilidade é abrupta:

  • 60 pontos: 40,2% de chance
  • 61 pontos: 73,1% de chance
  • 62 pontos: 93,6% de chance
  • 63 pontos: 99,2% de chance

Situação do Cuiabá

Para o Cuiabá, com 50 pontos atuais, precisaria de 100% de aproveitamento nos jogos restantes para alcançar os 65 pontos, uma campanha perfeita que inclui um confronto direto contra o próprio Goiás. Qualquer tropeço nas próximas rodadas praticamente elimina as já remotas chances de acesso do time, que dependeria de uma combinação específica de resultados.

Cenário para o Goiás

O Goiás, que hoje ocupa posição no grupo de acesso, precisa de 12 pontos nos cinco jogos restantes para chegar aos 65 pontos, o que significaria quatro vitórias e um empate. Caso consiga três vitórias e um empate (10 pontos), alcançaria os 63 pontos, ficando acima do patamar de segurança de 62.

A reta final do Goiás na Série B terá confrontos diretos contra concorrentes:

  • Criciúma (fora)
  • Athletico-PR (casa)
  • Cuiabá (fora)
  • Novorizontino (casa)
  • Remo (fora)

Contexto estatístico

O estudo mostra que abaixo de 59 pontos as chances de acesso se tornam remotas, 59 pontos oferecem apenas 12,2% de probabilidade. A marca de 58 pontos tem apenas 1,4% de chance, enquanto 57 pontos ou menos são considerados insuficientes para a classificação.

Com cinco rodadas restantes, a corrida pelo acesso deve definir-se entre times que conseguirem manter regularidade para alcançar este patamar de 62-65 pontos, estabelecido como a zona de segurança para subir à elite do futebol nacional.

Escrito por
Fellipe Moraes

Fellipe Gabriel, 19 anos, é estudante de Jornalismo na UFMT. Natural de Cuiabá, encontrou na escrita uma forma de entender o mundo e se expressar nele. É São Paulino, por teimosia e paixão, acompanha o futebol brasileiro de perto e também gosta de ficar de olho no que rola nas grandes ligas da Europa. Interessado por esporte, sociedade e tudo que mexe com as pessoas de verdade, acredita que o jornalismo pode ser um ponto de encontro entre sentimento e informação e também como uma forma de engrandecer o lugar de onde veio e ampliar a voz daqueles que não sou ouvidos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

FMF divulga tabela da fase final do Sub-15 e Sub-17; decisão começa nesta sexta(31)

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) confirmou, na tarde desta segunda-feira (27),...

Jornal espanhol cita Yamal após derrota: “É uma pena que ele insista em ser Neymar”

O atacante Lamine Yamal, de 18 anos, foi alvo de críticas do...

João Fonseca encara Masters 1000 de Paris e ATP de Atenas após título inédito na Basileia

Após conquistar o ATP 500 de Basileia, o tenista brasileiro João Fonseca,...

Cuiabá precisa repetir sequência do Estadual para manter vivo o sonho do acesso

A matemática do acesso na Série B impõe ao Cuiabá um desafio...