Isso não é um meme. De chacota, que estava prestes a ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians parece ter deixado de vez o fantasma da degola e está em busca de novos ares. E como sonhar não custa nada, a equipe alvinegra agora pensa em buscar uma vaga na Libertadores de 2025. Sim, o futebol é uma loucura e somos gratos por isso.
Mas primeiro vamos aos fatos. Geralmente os seis primeiros colocados do Brasileirão costumam se classificar parar a Liberta, porém com a vitória do Flamengo na Copa do Brasil, há um G7 garantido. Caso o Botafogo vença a Libertadores e o Cruzeiro seja campeão da Sul-Americana, o cenário fica ainda mais favorável para o Corinthians, já que haveria a possibilidade de um G9.
Até o momento, o Timão está na décima colocação do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos e seis a menos que o sétimo colocado. Logo, os próximos confrontos serão cruciais para definir as reais chances de classificação para a Libertadores, considerando que das cinco últimas partidas, três delas serão confrontos diretos. O Corinthians enfrentará Cruzeiro (20/11), Vasco (24/11) e Bahia (03/12) em casa. Esses três times estão em sétimo, nono e oitavo lugares na tabela, respectivamente.
Então, se o Timão ganhar dessas três equipes garantirá a classificação? Não é bem assim. Dentre os quatro, o alvinegro é o que tem menos vitórias (apenas dez) e isso pode definir em critério de desempate. O jeito é torcer para as outras equipes tropeçarem nas cinco rodadas restantes.
O Cruzeiro, com 47 pontos, após pegar o Corinthians, enfrentará Palmeiras (em busca do título), o Grêmio em casa e Bragantino e Juventude fora. O time comandado por Fernando Diniz, segundo a Opta, tem 38,4% de chances de conseguir a classificação para o maior torneio do continente.
Já o Vasco tem um porcentual de 7,1% e pegará o Internacional, Atlético-GO (praticamente rebaixado) e Atlético-MG em casa. Na última rodada enfrentará o Cuiabá. O Cruz-Maltino tem 43 pontos e 12 vitórias, porém só venceu dois dos últimos nove jogos pelo Campeonato Brasileiro.
O Bahia, com 46 pontos, enfrentará três times que estão na parte de baixo da tabela: Athtletico-PR (18º colocado), Cuiabá (19º colocado) e Atlético-GO (último lugar). Antes desses jogos, pegará o Palmeiras fora de casa, após a parada da data Fifa. O tricolor baiano tem 37% de chances de ir a Libertadores.
E o Corinthians? Tirando os três confrontos diretos, terá que jogar contra o Criciúma e o Grêmio, válido pela última rodada. Apesar de alguns altos e baixos, a equipe dirigida por Ramón Diaz & filho engatou uma sequência de quatro vitórias no Brasileirão. Ainda de acordo com a Opta, o Timão tem apenas 5,6% de classificação para a Liberta. Um percentual tímido, mas suficiente para incentivar o time a buscar algo a mais no próximo ano.
Ao todo, oito equipes ainda almejam garantir presença no torneio continental. Em dezembro saberemos quem, de fato, obteve êxito. Aguardemos.
Por Fernanda Calazans
Deixe um comentário