Faltando duas Datas Fifa (novembro de 2025 e março de 2026) para o encerramento das Eliminatórias, 28 seleções já estão garantidas na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. Ao todo, o torneio contará com 48 seleções, e 20 vagas continuam em aberto, sendo 15 da Europa, três da Concacaf e duas que sairão da repescagem mundial.
Destaque para os representantes sul-americanos já garantidos em 2026: Brasil, Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai. Na Ásia, potências como Japão e Coreia do Sul também carimbaram o passaporte.
Seleções já classificadas:
América do Sul: Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.
América do Norte e Central: Canadá, Estados Unidos e México.
África: Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim e Senegal.
Ásia: Irã, Japão, Jordânia, Uzbequistão, Coreia do Sul, Austrália, Catar e Arábia Saudita.
Oceania: Nova Zelândia.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Federações em definição:
Na Europa, as Eliminatórias seguem em andamento e são as mais disputadas do planeta, restando 15 vagas em disputa. Um total de 39 seleções ainda têm chances de garantir presença, entre elas Alemanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Holanda, Bélgica, Croácia, Dinamarca e Suécia. Em novembro, 11 seleções europeias podem se classificar diretamente, e em março haverá uma repescagem continental, que definirá as últimas quatro vagas europeias.
No continente africano, as Eliminatórias também estão em fase decisiva. Nove seleções já garantiram vaga na Copa do Mundo: Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia. Outras quatro equipes, Camarões, Congo, Gabão e Nigéria, disputarão a repescagem continental, que dará uma vaga à repescagem mundial.
Pela Ásia, oito seleções asseguraram presença no Mundial: Arábia Saudita, Catar, Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia e Austrália. Além delas, Emirados Árabes Unidos e Iraque disputarão uma repescagem continental, que definirá quem representará o continente asiático na repescagem mundial.
Por fim, na Concacaf, que reúne as seleções da América do Norte, Central e Caribe, restam três vagas diretas e duas vagas para a repescagem continental, ainda em disputa entre 11 seleções: Suriname, Panamá, El Salvador, Guatemala, Curaçao, Jamaica, Trinidad e Tobago, Honduras, Costa Rica, Haiti e Nicarágua.
A próxima Data Fifa (novembro de 2025) será decisiva, com 14 vagas podendo ser definidas. Em março de 26, a repescagem mundial completará a lista dos 48 participantes da Copa do Mundo de 2026.
Deixe um comentário