A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou na última sexta-feira (9) o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil Feminina 2024. Após sete anos fora do calendário nacional, a competição está de volta com novo formato e o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do futebol feminino em todas as regiões do país. A abertura está marcada para o dia 21 de maio, e a grande final será disputada em 19 de novembro.
Mato Grosso terá 3 representantes na competição: Mixto; Ação e Operário FC. Os dois primeiros estream na próxima fase, já o Operário na primeira fase.
O Operário enfrenta o Prosperidade (ES) no Dutra, a partida está prevista para dia 28 de Maio.
Formato de disputa
A edição deste ano contará com 65 clubes de todo o Brasil e será disputada em oito fases, todas em partida única. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão da vaga será por meio de cobranças de pênaltis.
A última vez que o torneio foi realizado foi em 2016, quando o Audax/Corinthians conquistou o título ao vencer o São José-SP por 5 a 3 no placar agregado da final. A retomada da competição representa um marco para o fortalecimento da modalidade, ampliando as oportunidades para times femininos em diferentes estados.
Confrontos da primeira fase
O primeiro jogo da competição será entre Juventude (SE) e Paraíso (TO), válido pela fase preliminar, e faz parte do Grupo 1. A seguir, confira os demais confrontos:
Grupo 2: Ipojuca (PE) x Atlético (BA)
Grupo 3: Toledo (PR) x Brasil de Farroupilha (RS)
Grupo 4: Pinda Ferroviária (SP) x São Raimundo (RR)
Grupo 5: Realidade Jovem (SP) x Recanto (AM)
Grupo 6: Ceará (CE) x Rolim de Moura (RO)
Grupo 7: Tuna Luso (PA) x CRESSPOM (DF)
Grupo 8: Operário (MT) x Prosperidade (ES)
Grupo 9: Mixto (PB) x Operário (MS)
Grupo 10: Vila Nova (GO) x Atlético Piauiense (PI)
Grupo 11: Doce Mel (BA) x Iape (MA)
Grupo 12: Tarumã (AM) x Juventude (SE) ou Paraíso (TO)
Grupo 13: Criciúma (SC) x Pérolas Negras (RJ)
Grupo 14: Ypiranga (AP) x Galvez (AC)
Grupo 15: UDA (AL) x Coritiba (PR)
Grupo 16: Manaus (AM) x Guarani de Paripueira (AL)
Grupo 17: Itabirito (MG) x União (RN)
Com a volta da Copa do Brasil Feminina ao calendário oficial da CBF, a expectativa é de maior visibilidade para atletas, clubes e projetos voltados ao futebol feminino. A competição também reforça o compromisso da entidade em fomentar a modalidade de forma mais estruturada, dando espaço para equipes de diferentes níveis e regiões.
Deixe um comentário