Sábado, dia 27, será o dia das grandes finais do Rugby XV masculino nacional. O evento ocorrerá na Toca do Jacaré (Campo do Balneário, em Jacareí), com três decisões de título, todas com transmissões ao vivo no YouTube.
Primeiro, às 10h00, tem decisão de competição inédita, a final da Copa do Brasil sub 18 será entre dois times paulistas: SESI Jacareí e a Poli, que tem parceria com o SESI Osasco. O jogo será exibido ao vivo no YouTube da Brasil Rugby.
Depois, às 12h30, será a vez da final da Copa do Brasil adulta, competição voltada para clubes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Também ao vivo no YouTube da Brasil Rugby, Melina/Cuiabá, do Mato Grosso, e Porto Seguro, da Bahia, duelam em confronto inédito.
Por fim, às 15h00, tem a grande final do Super 12, o Campeonato Brasileiro, entre os paulistas do Jacareí, dono da melhor campanha na fase final, e os gaúchos do Farrapos, de Bento Gonçalves, repetindo duelo da final do ano passado. A partida estará ao vivo no YouTube do Olimpíada Todo Dia.
Super 12 reserva fortes emoções
O Super 12, o Campeonato Brasileiro, viverá novamente um duelo entre Jacareí e Farrapos na grande final. O duelo já é um clássico do Rugby brasileiro e ocorrerá na grande final do Super 12 pela terceira vez na história. Os dois clubes decidiram o título em 2017, com vitória épica do Jacareí por 18 a 15, com virada de placar na última bola, e em 2024, com os Jacarés triunfando novamente por 26 a 15. Curiosamente, os dois títulos brasileiros do Jacareí na história foram justamente conquistados contra os gaúchos. Agora, os Jacarés buscam o terceiro título da competição.
O Farrapos, por outro lado, jamais se sagrou campeão do Super 12. O título é o único que falta ao clube mais vencedor do Rio Grande do Sul, que já acumula três vice campeonatos brasileiros – além das derrotas para o Jacareí, o Farrapos foi superado pela Poli na final de 2018. Para os gaúchos, a vitória em Jacareí sobre o rival no último encontro entre os dois clubes por 34 a 33 empolga. O confronto direto é muito equilibrado entre os dois clubes, com 5 vitórias do Jacareí e 4 do Farrapos na história, além de 1 empate.
“Sabemos da força que o Jacareí tem jogando em casa com sua torcida, mas temos muita confiança em como foi a construção de nosso time ao longo do ano. Evoluímos muito, sobretudo coletivamente, e vamos entregar uma linda final”, falou Guilherme Coghetto, treinador do Farrapos.
Sobre o momento do Jacareí, o coordenador técnico do clube, Julio Faria, analisou: “Garantir em campo o direito de decidir duas finais em casa é a prova do esforço incansável do Jacareí em formar atletas, fortalecer a base e capacitar treinadores. Mas jogar diante da nossa torcida é mais que um privilégio: é uma enorme responsabilidade. Nada está ganho. Cada minuto será de entrega total, foco e coração. É com humildade, garra e a força da nossa cidade que vamos buscar, juntos, escrever mais um capítulo de conquistas dentro das quatro linhas”.
O que esperar das finais da Copa do Brasil?
A Copa do Brasil de Rugby nasceu com o intuito de envolver os melhores times das competições estaduais e regionais para as categorias e regiões com menos oportunidades de jogos de qualidade.
A competição é a mais importante do calendário do Rugby XV juvenil, com a decisão do título sub 18 prometendo um jogo emocionante. O SESI Jacareí tem a vantagem do mando de jogo e é o atual campeão paulista, tendo superado a Poli no estadual por impactantes 45 a 17. No entanto, a semifinal foi mais desfiadora para o time de Osasco, que superou o Ilhabela por 24 a 15, ao passo que os Jacarezinho a venceram os catarinenses do Desterro por 43 a 5.
“A expectativa é de mais um jogo duro entre os dois clubes. Eles levam a vantagem nos confrontos recentes, mas estamos treinando muito e consolidando nosso time. Mesclamos garotos novos com outros mais experientes e esperamos um jogo muito bom”, falou Matheus Marinho, treinador da Poli.
No adulto, o duelo entre Melina/Cuiabá e Porto Seguro é inédito e a decisão do título igualmente novidade para os dois lados. Até 2024, a Copa do Brasil reunião times de todo o país no adulto masculino, mas passou a se restringir aos estados sem representantes no Super 12. Com isso, matogrossenses e baianos celebram uma final inédita, com o campeão ganhando o direito de enfrentar o campeão do Super 12 em outubro na nova Copa dos Campeões.
O Melina/Cuiabá chegou à final após superar o União Pernambucana por 35 a 5, enquanto o Porto Seguro derrotou os mineiros do Nova Lima por 42 a 29.
“Espero nesse final de semana é um jogo duríssimo contra o time de Porto Seguro. Eles vêm de uma vitória muito boa na semifinal e entregarão uma grande batalha. Nós estamos nos preparando para este momento há dois anos. No passado, perdemos a semifinal contra o Niterói, mas desde então construímos o time para ser campeão. Tivemos altos e baixos, mas não faltará entrega e coração roxo nesse jogo”, analisou Rafael “Raj” Spago, capitão do Melina/Cuiabá.
“Um mês atrás completamos 13 anos de clube e este é o momento mais importante de nossa história. Treinamos forte e estamos preparados para o grande desafio. Iremos para a batalha com força total”, afirmou Diego Hamilton dos Reis, capitão dos Toruks (apelido da equipe masculina principal do Porto Seguro Rugby Clube).
Matéria top!