Um estudo do CIES (Centro Internacional de Estudo do Esporte) identificou os 100 clubes com maior volume financeiro em operações de transferência de jogadores no ano de 2025. A lista inclui cinco representantes do futebol brasileiro, com destaque para o Botafogo, que ocupa a 30ª posição no ranking mundial.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Conforme os dados divulgados, os clubes brasileiros presentes na relação e seus respectivos volumes financeiros são:
- Botafogo: 30ª posição (228,3 milhões de euros)
- Palmeiras: 41ª posição (205,4 milhões de euros)
- Flamengo: 66ª posição (132,7 milhões de euros)
- Fluminense: 90ª posição (76,8 milhões de euros)
- Atlético-Mineiro: 99ª posição (71,0 milhões de euros)
A liderança do ranking é ocupada por clubes europeus, com Liverpool (754,8 milhões de euros), Chelsea (754,3 milhões de euros) e Manchester City (556,3 milhões de euros) nas três primeiras colocações. O estudo registra ainda a presença de 44 clubes ingleses entre os 100 primeiros colocados, demonstrando a predominância da Premier League no mercado de transferências.
O relatório evidencia diferentes estratégias de mercado adotadas pelos clubes, com alguns priorizando vendas (como Lens, que vendeu 178,8 milhões e comprou 65,6 milhões) e outros focando em aquisições (caso do Arsenal, com 378 milhões em compras e 12,3 milhões em vendas).
A presença de clubes brasileiros no ranking indica sua participação ativa no mercado internacional de transferências, atuando tanto na venda de jogadores para o exterior quanto no reforço de seus elencos com aquisições significativas.
Deixe um comentário