.Geral

CBF aumenta número de equipes na Série D e Luverdense ganha vaga para 2026

25
LEC

A Série D do Campeonato Brasileiro será ampliada para 96 clubes em 2026, com Primavera, Mixto e Luverdense confirmados, mas ainda sem definição sobre os clubes que herderão as vagas dos critérios alcançados nos níveis anteriores. A mudança foi anunciada pela CBF junto ao novo calendário do futebol nacional, que terá início em 5 de abril e término previsto para 13 de setembro. A mudança foi anunciada pela CBF junto ao novo calendário do futebol nacional, que terá início em 5 de abril e término previsto para 13 de setembro.

Com a ampliação, o número de partidas também aumentará: de 510 para 610 jogos ao longo da competição. Os clubes que chegarem à final disputarão até 22 partidas, enquanto o mínimo ficará entre 10 e 14 confrontos. Além disso, seis equipes garantirão acesso à Série C ao final do torneio.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Formato da competição

O novo formato prevê 16 grupos com seis times cada, que se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, em que 32 equipes disputam o mata-mata. A terceira fase garante vaga na Série C para os classificados. A competição segue com oitavas, quartas, semifinais e final.

Uma novidade é o playoff entre os eliminados das quartas de final, que decidirá as duas vagas restantes para a terceira divisão. A proposta foi liderada por Rogério Siqueira, presidente do ASA-AL e representante da Série D na CBF. A iniciativa prevê a inclusão de 32 clubes na quarta divisão, além das 64 vagas já existentes.

Clubes mato-grossenses

Para 2026, Primavera e Mixto estão confirmados na disputa da Série D. Além deles, de acordo com o critério 3 da CBF que garante vaga aos times que chegaram até a segunda fase da Série D em 2025, o Luverdense, também está confirmado. No entanto, ainda não há definição de como funcionarão os critérios para vagas de outros clubes mato-grossenses na competição, uma vez que a nova fórmula de participação ainda está sendo detalhada pela entidade.

Escrito por
Maria Eduarda  Bonfim

Maria Eduarda Bonfim, tenho 22 anos, nasci em Cuiabá. Cresci em uma família movida a esporte do futebol à Fórmula 1, passando pelas corridas de rua e sempre estive ali, na beira dos gramados, vivendo cada lance desde criança. Comunicativa por natureza e leitora voraz, encontrei no jornalismo a junção perfeita entre minhas paixões: o esporte, os livros e o universo audiovisual. Minha missão? Contar histórias com emoção, intensidade e verdade, na esperança de conquistar mais um ou uma louca por esporte nesse mundo que pulsa adrenalina e paixão.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

.Operário

Operário garante vaga na Copa do Brasil 2026 após aumento no número de vagas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira (29) a nova...

.Cuiabá

Cuiabá perde capitão Alan Empereur para o restante da Série B

Restando apenas nove rodadas, o Cuiabá terá um importante desfalque na reta...

.Geral

CBF anuncia mudanças no calendário e amplia número de clubes na Série D a partir de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (01) uma série...

.Equipes

Em início de trabalho, Cacerense concretiza ida de promessa da base ao Cuiabá

Menos de dois meses após a posse da nova diretoria, o Cacerense...