A Série D do Campeonato Brasileiro será ampliada para 96 clubes em 2026, com Primavera, Mixto e Luverdense confirmados, mas ainda sem definição sobre os clubes que herderão as vagas dos critérios alcançados nos níveis anteriores. A mudança foi anunciada pela CBF junto ao novo calendário do futebol nacional, que terá início em 5 de abril e término previsto para 13 de setembro. A mudança foi anunciada pela CBF junto ao novo calendário do futebol nacional, que terá início em 5 de abril e término previsto para 13 de setembro.
Com a ampliação, o número de partidas também aumentará: de 510 para 610 jogos ao longo da competição. Os clubes que chegarem à final disputarão até 22 partidas, enquanto o mínimo ficará entre 10 e 14 confrontos. Além disso, seis equipes garantirão acesso à Série C ao final do torneio.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Formato da competição
O novo formato prevê 16 grupos com seis times cada, que se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, em que 32 equipes disputam o mata-mata. A terceira fase garante vaga na Série C para os classificados. A competição segue com oitavas, quartas, semifinais e final.
Uma novidade é o playoff entre os eliminados das quartas de final, que decidirá as duas vagas restantes para a terceira divisão. A proposta foi liderada por Rogério Siqueira, presidente do ASA-AL e representante da Série D na CBF. A iniciativa prevê a inclusão de 32 clubes na quarta divisão, além das 64 vagas já existentes.
Clubes mato-grossenses
Para 2026, Primavera e Mixto estão confirmados na disputa da Série D. Além deles, de acordo com o critério 3 da CBF que garante vaga aos times que chegaram até a segunda fase da Série D em 2025, o Luverdense, também está confirmado. No entanto, ainda não há definição de como funcionarão os critérios para vagas de outros clubes mato-grossenses na competição, uma vez que a nova fórmula de participação ainda está sendo detalhada pela entidade.
Deixe um comentário