.Geral

CBF anuncia criação de “comissão” que irá analisar arbitragem

Reprodução

Após coordenar esforços para a criação de um modelo de Fair Play financeiro e promover a modernização do calendário do futebol brasileiro, a CBF anunciou nesta quinta-feira (23) a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para a Arbitragem brasileira. O GT analisará o interesse de participantes que se inscreverem até 29 de outubro. A primeira proposta será entregue 60 dias após o encerramento das inscrições.

Formalizada a partir da assinatura de portaria, a criação do GT da Arbitragem vem da necessidade identificada pela CBF de aprimorar continuamente a qualidade, a transparência e a padronização da arbitragem no futebol brasileiro, alinhadas aos padrões estabelecidos pela FIFA e IFAB (International Football Association Board, entidade que formula as regras do futebol).

A presidência deste GT ficará a cargo de Netto Góes, presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), com relatoria de Helder Melillo, diretor executivo da CBF.

A exemplo do que vem fazendo em outras áreas prioritárias, como o fair play financeiro e o calendário, a CBF projeta que o GT de arbitragem sirva como uma ferramenta de modernização do ofício no futebol brasileiro, identificando boas práticas internacionais, fortalecendo e aprimorando o sistema de arbitragem, analisando a adoção de tecnologias e até consolidando caminho para a profissionalização da carreira de arbitragem.

“Em menos de seis meses de gestão fizemos mudanças importantes e estruturais no futebol brasileiro. No mês que vem entregaremos o plano de fair play financeiro. Apresentamos a mudança do calendário e reestruturação dos nossos campeonatos. Agora estamos formando um Grupo de Trabalho abrangente, com federações, clubes e profissionais da área, para construir a estratégia que iremos tomar à frente da arbitragem, com educação continuada, a modernização, com implantação do impedimento semiautomático, e o debate sobre a profissionalização da arbitragem. Estamos atravessando um momento que exige reflexão, mas também ação. A criação deste Grupo de Trabalho é uma resposta concreta para que possamos aprimorar o sistema, valorizar os profissionais e reconstruir a confiança de todos os envolvidos no jogo”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.

Entre os pontos centrais do GT estará a governança compartilhada das ações, permitindo que clubes e federações participem do acompanhamento e desenvolvimento das atividades de arbitragem.

É aberta a participação no GT de clubes, federações, árbitros e assistentes, que podem formalizar seu interesse pelo e-mail gabinete.presidencia@cbf.com.br até o dia 29 de outubro. A CBF pode convidar para participação consultores técnicos independentes, com notório saber nas áreas de arbitragem, gestão esportiva, tecnologia aplicada ao esporte ou direito desportivo.

A seleção será feita considerando diversidade regional, experiência e representatividade dos diferentes segmentos do futebol. Os participantes do GT não serão remunerados.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Maria Clara Pacheco é campeã mundial de taekwondo na China

Após duas décadas de espera, a lutadora Maria Clara Pacheco colocou o...

Com uma a menos, Brasil vence a atual bicampeã europeia em amistoso internacional

A Seleção Brasileira feminina de futebol venceu a Inglaterra, atual bicampeã da...

Técnico espanhol dispara contra Vini Jr.: “Não é um bom exemplo para as crianças”

O ex-jogador e técnico espanhol Sergi Barjuán criticou publicamente o brasileiro Vinícius...

João Fonseca vence ex-top 10 de virada e vai à semifinal do ATP 500 da Basileia 2025

João Fonseca até que começou bem o jogo, mas precisou de muita superação...