A denúncia de suposta escalação irregular de uma jogadora do Operário Várzea-grandense segue o rito legal dentro do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e pode gerar consequências no Campeonato Mato-grossense Feminino 2025. O caso foi levantado após a atleta Thaís Arlete Rezende atuar nas duas primeiras rodadas, mesmo estando, segundo a acusação, suspensa por expulsão em jogo de 2024. O processo foi formalizado por adversários da competição, e a possível punição é a perda de pontos, prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O caso
Mixto e Cacerense protocolaram denúncia junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) alegando que Thaís não poderia ter sido escalada contra suas equipes, no empate da estreia e na vitória por 1 a 0 no Estádio Dito Souza, em Várzea Grande. A pendência seria resultado da expulsão da jogadora ainda em 2024, quando defendia o Mixto diante do Ação, o que a obrigaria a cumprir suspensão automática na rodada inicial de 2025.
A defesa do Operário
O diretor do clube, Roberto, afirmou que entende não ter cometido irregularidade. Segundo ele, o artigo 98 do regulamento geral prevê que suspensões por cartões em fases eliminatórias não se estendem automaticamente para competições seguintes, salvo quando superiores a três jogos.
“Todo jogador ou jogadora do Operário, antes de entrar em campo, tem respaldo jurídico”, destacou Roberto.
O que dizem os regulamentos vigentes
CBJD (art. 214): prevê a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória para equipes que escalarem atletas em situação irregular, além de multa financeira.
Regulamento Geral de Competições (art. 98): determina que atletas expulsos devem cumprir suspensão automática no jogo seguinte da mesma competição. Porém, o texto também indica que, em caso de competições eliminatórias, a suspensão não se estende para torneios futuros, a não ser em penas superiores a três jogos.
Regulamento do Mato-grossense Feminino (art. 42): reforça que suspensões pendentes não podem ser “zeradas” na virada da temporada, devendo ser cumpridas antes que a atleta volte a campo.
Sequência do Mato-grossense feminino
A competição chega a sua fase semifinal e os confrontos já estão definidos.
Operário x Operário FC e Ação x Mixto
As datas e horários dos jogos serão divulgados pela FMF ainda nesta semana, ao que tudo indica, as semifinais começarão já neste fim de semana.
Deixe um comentário