.+Esportes

Brasília se transforma na capital brasileira de três modalidades gímnicas nesta semana

Divulgação CBG

O público de Brasília que aprecia esporte terá a oportunidade, nesta semana, de acompanhar três modalidades gímnicas: Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Parkour.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Nesta quinta-feira (30) começa a fase qualificatória do Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Aeróbica, que será realizado em paralelo com o Torneio Nacional, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Segundo Kátia Lemos, coordenadora do Comitê Técnico de GAE da CBG, no Brasileiro da modalidade foram inscritos 150 atletas; 15 clubes estarão representados. Do Nacional farão parte 60 ginastas; 11 clubes foram inscritos. Os estados de Rondônia, Pará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina participam dos eventos de aeróbica de Brasília. 

O mesmo CICB receberá mais uma edição do Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Acrobática e o Torneio Nacional da modalidade. A fase qualificatória do Brasileiro de GAC se inicia também nesta quinta-feira (30). As finais estão programadas para a manhã de domingo (2). Haverá 532 atletas da ginástica acrobática envolvidos no evento.

Brasília tem tradição e peso na modalidade. “É um polo importante da Ginástica Acrobática do Brasil”, diz Márcia Janete Nunes Colognese, coordenadora do Comitê Técnico de GAC da Confederação Brasileira de Ginástica.

“O Distrito Federal tem presença significativa na modalidade, com vários clubes que oferecem treinamento, cobrindo desde a iniciação até o alto nível”, acrescenta a especialista. “Alguns clubes de Brasília participam até de campeonatos internacionais. Posso citar Agra, Akros, CID de Sobradinho, Gadita, Centro Olímpico da Estrutural”. 

Colognese se empolga com a oportunidade de realização da competição em Brasília. “É um local com excelente infraestrutura e localização central, o que facilita o acesso de delegações provenientes de todas as regiões do Brasil”.

Brasília vai receber também a primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Parkour. As qualificatórias estão programadas para sábado (1º), e as finais serão no dia seguinte.

A coordenadora do Comitê Técnico de Parkour da CBG, Andréa João, manifestou seu contentamento. “Vamos fazer história com a realização do I Campeonato Brasileiro de Parkour”.

Haverá 35 atletas de parkour em ação, distribuídos pelas categorias infantil, juvenil e adulta. Três unidades da Federação estarão representadas: Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

“Nosso objetivo, nessa primeira competição, é conhecer os atletas que treinam parkour no Brasil. Vamos saber de onde eles vêm e aferir qual o nível técnico no qual se situam no momento. Será a oportunidade de colocarmos em prática o primeiro regulamento específico da modalidade. A partir daí nós vamos aperfeiçoá-lo, de forma que possamos massificar o parkour no Brasil, além de ajudar os treinadores na preparação para futuras competições. E selecionaremos os atletas que representarão o Brasil no cenário internacional”, acrescenta Andréa.

Renato Junqueira, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, celebra a oportunidade de receber em Brasília todos esses eventos.

“Receber o primeiro Campeonato Brasileiro de Parkour e os eventos de Ginástica Acrobática e de Ginástica Aeróbica aqui em Brasília representa um marco. É uma confirmação de que somos um polo também da Ginástica Acrobática, com trabalho voltado às novas gerações. A realização praticamente simultânea de todos esses eventos representa um desafio, mas também uma oportunidade única de formar atletas, valorizar nossos Centros Olímpicos e paralímpicos, e conectar essa modalidade com a comunidade local. Estamos mais do que prontos para isso”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Por dentro da Série B: Confira as atléticas que buscam o acesso em 2025

Por: Emily Caldeira A Série B do maior evento esportivo da Universidade...

Tormenta defende hegemonia no futsal masculino e feminino do InterUF 2025; confira

Por: Kayo Henrique O InterUF 2025 promete fortes emoções nas quadras a...

InterUF 2025 começa nesta sexta(31) com transmissão ao vivo do Na Coruja

Por: Juliana Alves A cerimônia de abertura do InterUF 2025 está marcada...

“Transformar minha mãe de ‘empregada’ em ‘patroa’”: o sonho de Henrique Marques, campeão mundial de taekwondo

Cria de Itaboraí, região metropolitana do Rio, Henrique Marques chegou ao topo...