.Cuiabá

Artilheiro no estadual, Derik vê números despencarem na Série B; confira 

AssCom Dourado

O atacante Derik Lacerda vive um longo jejum no Cuiabá, desde o Campeonato Mato‑grossense, quando chamou atenção ao ser artilheiro da competição com seis gols, incluindo um hat‑trick na primeira fase. Em 14 partidas na Série B, ele marcou apenas duas vezes e distribuiu uma assistência, mas não balança as redes há quase dois meses, seu último gol foi no empate com o Atlético-GO, pela 4ª rodada, no fim de abril.  

Após o hat-trick contra o Sport Sinop, na última rodada da fase classificatória do campeonato estadual, Derik não conseguiu manter o mesmo nível de desempenho nas fases decisivas. Na semifinal contra o Operário-VG, o atacante passou em branco nos dois jogos: vitória por 1 a 0 fora de casa e 2 a 0 na Arena Pantanal. Na final contra o Primavera, também não balançou as redes, e o Cuiabá foi derrotado por 1 a 0 no tempo normal no jogo de volta, perdendo o título nos pênaltis. 

Os bons números do início de ano não se sustentaram, colocando em prova a característica de ser decisivo em partidas de maior importância. O atacante teve sua última chance mais clara ao cobrar um pênalti contra o Botafogo-SP, em 30 de junho, dentro da Arena Pantanal, mas desperdiçou e o Dourado saiu derrotado, evidenciando a ineficiência ofensiva da equipe, que soma três rodadas sem marcar ou vencer. 

O cenário se agrava ao comparar Derik com as principais referências recentes de ataque do clube. Isidro Pitta, entre 2023 e 2024, balançou as redes 21 vezes em 65 jogos e assumiu protagonismo entre os artilheiros do elenco. Já Deyverson, em passagem pelo clube de 2022 a 2024, deixou sua marca com 30 gols em 83 partidas, tornando-se decisivo em jogos-chave.  

A oscilação de Derik reflete no desempenho coletivo, levando ao tropeço do Cuiabá nas últimas rodadas da Série B. Estacionado na 7ª colocação, somando 21 pontos, a equipe da baixada igualou ao número de derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro da temporada anterior, ano em que foi rebaixado à segunda divisão.  

Os confrontos seguintes da equipe são, em sua maioria, contra adversários diretos, que ocupam a parte de cima da tabela de classificação. Na próxima rodada, o Dourado enfrenta o 5° colocado, Remo, e precisa vencer para voltar a somar pontos e se reestabelecer na briga pelo acesso. 

Escrito por
Anna Furtado

Anna Clara Furtado, estudante de Jornalismo na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Editora do site, nutre uma paixão por esportes desde a infância. Seu interesse abrange diversas modalidades, incluindo futebol, ginástica artística, vôlei, cheerleading e futsal, com um foco especial na cobertura jornalística e análise esportiva. A mudança para Cuiabá marcou a realização de um sonho: imergir no universo da imprensa esportiva. Atualmente, busca aprimorar seu olhar crítico e dedicado, contribuindo com análises e reportagens detalhadas sobre o cenário esportivo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

.Geral

CBF recebe autorização da FIFA para divulgar decisões sem revisão no VAR 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anuncia um avanço marcante na transparência...

.Cuiabá

Cuiabá anuncia ingressos a partir de R$ 5 para jogo decisivo contra o Coritiba na Arena Pantanal

O Cuiabá divulgou, nesta sexta-feira (10), os valores dos ingressos para o...

.Geral

Após título do Ação, confira o balanço final do Mato-grossense Feminino 2025

O Ação conquistou o título do Campeonato Mato-grossense Feminino 2025 ao vencer...

.Cuiabá

Resultados da rodada 31 deixam Cuiabá a quatro pontos do G4 da Série B; confira

O Cuiabá viu suas chances de encostar novamente no G-4 da Série...