O sonho do Luverdense de retornar a terceira divisão do futebol brasileiro foi adiado, após o clube de Lucas do Rio Verde ser eliminiado, na 2ª fase da Série D do Campeonato Brasileiro 2025, pelo Rio Branco-ES, perdendo o segundo jogo por 3 a 0, no último sábado (9), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. No jogo de ida, em casa, no Passo das Emas, amargou um empate sem gols que deixou a vaga em aberto.
Fase de grupos promissora
O Luverdense encerrou sua participação na primeira fase em 3º lugar no Grupo A5, somando 25 pontos em 14 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, alcançando um aproveitamento de 59,52%. Foram 14 gols marcados e 12 sofridos, além de sete partidas sem sofrer gols.
Destaque para as vitórias sobre Mixto (1 a 0, fora) e Aparecidense (3 a 1, em casa), líder do grupo e dona da 2ª melhor campanha na classificação geral.
2ª fase: Elininação amarga
A expectativa era grande para uma boa atuação do Verdão do Norte e manter viva a chama do torcedor que sonhava em voltar a Série C, alçar voos mais altos no cenário nacional. Mas o que se viu foi um time irreconhecível, a apatia do Luverdense, principalmente no segundo jogo, foi o que chamou a atenção. Sendo pressionada desde o início da partida, e com apenas 37% da posse de bola, a equipe foi dominada pelo adversário em boa parte do confronto, tendo dificuldades na saída de bola e não conseguindo criar no setor ofensivo, terminando o mata-mata sem dar um chute ao gol do Rio Branco-ES.
O duelo também ficou marcado por uma confusão generalizada no segundo tempo, que resultou em duas expulsões no Luverdense, Felipe Costa e Alagoano, e incríveis 23 minutos de acréscimos. Após o apito final, o capitão Raul Prata lamentou o desempenho e assumiu a responsabilidade:
“O clube está numa reformulação… esse ano, o estadual não foi bom, mas na Série D a gente vinha fazendo uma boa campanha… hoje deu tudo errado, culpa nossa, a culpa maior é dos jogadores.”
O que resta para 2025/2026?
Com a eliminação e sem vaga garantida para a Série D de 2026, o clube volta suas atenções para o Campeonato Mato-grossense Sub-20, onde segue na disputa, e já inicia o planejamento para a próxima temporada. A expectativa é de uma reformulação profunda, visando corrigir as falhas apresentadas e retomar o protagonismo no cenário estadual, mirando uma nova chance no cenário nacional.
Deixe um comentário