Cuiabá e Operário voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (14), pela segunda rodada do Campeonato Mato-grossense 2026, na Arena Pantanal, e o duelo carrega um histórico marcante, com direito a reinauguração de estádio, finais de campeonato e confrontos decisivos que ajudaram a moldar a rivalidade entre as duas equipes. Até aqui, as duas equipes se enfrentaram 29 vezes, com ampla vantagem do Dourado: 18 vitórias, 10 empates e uma vitória Tricolor.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Reinauguração do Dutra
Alguns encontros, no entanto, ficaram marcados não apenas pelo placar, mas pelo simbolismo. Um deles aconteceu em 5 de fevereiro de 2022, quando Cuiabá e Operário protagonizaram a partida que marcou a reinauguração do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o tradicional Dutrinha, sete anos após receber seu último jogo oficial. O confronto foi válido pela quinta rodada do Mato-grossense daquele ano e representou o retorno do futebol ao palco histórico da capital.

Três finais de estadual
O duelo também carrega peso decisivo em finais de campeonato. Cuiabá e Operário disputaram três decisões do Campeonato Mato-grossense, todas vencidas pelo Dourado:
- 2015: após empate por 1 a 1, o Cuiabá conquistou o Mato-Grossense daquele ano, na Arena Pantanal. Na ida, o time havia vencido por 1 a 0. Era o segundo título do Dourado na mesma semana, já que o clube foi campeão da Copa Verde ao bater o Remo por 5 a 1, três dias antes da final estadual.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
- 2019: para esta final, o Cuiabá chegava embalado com uma série de 31 jogos sem perder no estadual. E ainda entrou em campo com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença já que no primeiro jogo venceu, por 2 a 0. Com o empate em 2 a 2 na volta, o Dourado assegurou o título estadual daquele ano.

- 2021: em 2021, o Cuiabá conquistou o 10º título Mato-grossense. A vitória por 2 a 1 na ida e novo empate, desta vez em 1 a 1, na volta, deram mais um título estadual à equipe auriverde. Luan Viana abriu o placar para o Chicote da Fronteira e Rafael Gava empatou para o Dourado. Aquele foi o tricampeonato invicto.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Entre as goleadas, a maior vitória do Cuiabá no confronto foi registrada em 2009, pela segunda divisão do Campeonato Mato-grossense, quando o Dourado aplicou 5 a 0. Já pelo lado do Operário, o resultado mais expressivo aconteceu recentemente, na Copa FMF de 2024, com vitória por 3 a 1, justamente na estreia da competição, único triunfo tricolor no histórico do duelo.













Deixe um comentário