.Geral

Remo volta à Série A após 31 anos; relembre o cenário esportivo na última vez do Leão na elite

Vitor Reis / @ovitorreis6

Depois de mais de três décadas de espera, o Clube do Remo finalmente retornará à Série A do Campeonato Brasileiro, algo que não acontecia desde 1994. A volta do Leão Azul foi decretada após a vitória de virada sobre o Goiás por 3 a 1, em pleno Mangueirão. Em seu último ano na elite, o futebol brasileiro, o automobilismo e outras modalidades viviam momentos históricos e, ao mesmo tempo, dramáticos. O acesso do clube paraense resgata memórias de um período que transformou o esporte no Brasil e no mundo.

O ESPORTE EM 1994:

O Brasil perde Senna

Na época, o Brasil vivia seu maior trauma no automobilismo. Em 1º de maio de 1994, Ayrton Senna falecia em Ímola, após um acidente fatal na curva Tamburello, durante o GP de San Marino, deixando um país inteiro em choque poucas semanas antes da Copa do Mundo.

É Tetra!

Dois meses depois, em 17 de julho de 1994, nos Estados Unidos, o Brasil conquistava seu tetracampeonato mundial, vencendo a Itália nos pênaltis por 3 a 2 após 0x0 no tempo normal, a primeira decisão por pênaltis da história das Copas. Romário, Branco e Dunga marcaram; Taffarel pegou a cobrança de Massaro; e Roberto Baggio isolou a bola que garantiu o título.

FÁBIO M. SALLES/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

A partida precoce

Ainda em solo nacional, o futebol vivia uma das perdas mais emblemáticas daquela década. Dener, atacante, revelação e joia do futebol brasileiro, morreu em um acidente de carro no Rio de Janeiro, aos 23 anos, interrompendo uma carreira que era tratada como promissora para o futuro da Seleção.

Títulos marcantes daquele ano

1994 teve campeões importantes no Brasil e no mundo:

  • Palmeiras campeão brasileiro em cima do Corinthians
  • Grêmio campeão da Copa do Brasil contra o Ceará
  • Vélez Sarsfield campeão da Libertadores diante do São Paulo e campeão mundial sobre o Milan

Basquete feminino no topo!

O esporte feminino também viveu um dos capítulos mais gloriosos da história brasileira. Na Austrália, em 12 de junho, a Seleção Brasileira feminina de basquete se sagrou campeã mundial, vencendo a China por 96 x 87, após campanha histórica que incluiu vitória sobre a poderosa seleção dos EUA na semifinal.

Divulgação/CBB

Remo na Série A

Naquele ano, o Remo havia conquistado o Campeonato Paraense em cima do rival Paysandu, porém, quando disputou a Série A, não foi tão bem. O Leão terminou a competição em 23° com 17 pontos, sendo rebaixado à Série B com o Náutico, que terminou na lanterna com 15 pontos.

Essas lembranças ilustram a dimensão histórica da última vez em que o Remo figurou entre os principais clubes do país. Agora, mais de três décadas depois, o clube volta a esse palco, carregado pela força e pelo amor do torcedor azulino.

Reprodução
Escrito por
Bruno Monteiro

Bruno Monteiro, 25 anos, estudante de Jornalismo na UFMT e repórter do site Na Coruja. Nascido no Rio de Janeiro e morando há duas décadas em Mato Grosso, cobre o cenário esportivo no geral e o futebol brasileiro, com atenção especial ao Mixto Esporte Clube. Fã, principalmente, de Futebol e Basquete, e movido pela vontade de contar boas histórias a quem lê, busca diariamente aprender e evoluir como pessoa e profissional, carregando sempre aquele tom de quem sabe, realmente, o que é torcer, chorar e, no fim, amar o esporte.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Uirapuru, Cuiabá, União e Sinop avançam às semifinais do Sub-13 após rodada decisiva

A rodada de volta das quartas de final do Campeonato Mato-grossense Sub-13...

Cuiabá encerra Série B com vitória sobre o Criciúma

O Cuiabá finalizou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com...

“Estou pronto para retornar”, diz Tite sobre volta ao futebol

O técnico Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, anunciou oficialmente neste sábado (22)...

Sobe para 93% a chance de título do Flamengo no Brasileirão após tropeço do Palmeiras

As chances do Flamengo levantar a taça do Campeonato Brasileiro de 2025...