Geral

Adversária do Brasil nesta terça, Tunísia obteve a melhor campanha da eliminatórias africanas

Divulgação FIFA

A Amarelinha entra em campo pela última vez em 2025 com o objetivo de derrotar a seleção dona da melhor campanha das Eliminatórias Africanas: a Tunísia. Nesta terça-feira (18), às 16h30 (de Brasília), enfrentam-se no Decathlon Stadium, na cidade francesa de Lille, com transmissão ao vivo de TV Globo, GE TV, SporTV e no Globoplay.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

No torneio classificatório para o Mundial do ano que vem, o país do Norte da África, de 30 pontos possíveis, somou 28 em um grupo formado por Namíbia, Libéria, Malawi, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe. Equipes como Egito e Costa do Marfim (26 pontos), Argélia e Gana (25 pontos), assim como Senegal e Marrocos (24 pontos) tiveram desempenhos inferiores ao da Tunísia. Anotaram 22 gols e não sofreram nenhum.

Na sexta-feira (14), as Águias de Cartago derrotaram a Jordânia por 3 a 2 e, na última quarta-feira (12), empataram por 1 a 1 com a Mauritânia. Na Data FIFA de outubro, venceram a Namíbia por 3 a 0 e golearam São Tomé e Príncipe por 6 a 0, resultados que as impulsionaram da 46ª para a 43ª posição do Ranking Mundial da FIFA. Sua melhor colocação na estatística foi a 14ª, atingida durante o ano de 2018.

Em 2026, a Tunísia participará da Copa do Mundo pela sétima vez em sua história. Estreou em 1978, disputou as edições de 1998, 2002, 2006, 2018, 2022 e busca avançar ao mata-mata de forma inédita. Em Mundiais, seu histórico é de 18 jogos, três vitórias, cinco empates, dez derrotas, 14 gols marcados e 26 sofridos.

Após comandar a Tunísia entre 2011 e 2013, o treinador Sami Trabelsi reassumiu a equipe em fevereiro deste ano. Em 42 jogos, tem 21 vitórias, dez empates e 11 derrotas. Antes de rumar para a beira do gramado, ele foi jogador de sua seleção e se tornou o primeiro tunisiano a se classificar para uma Copa do Mundo como jogador e como treinador, tendo feito parte do elenco no Mundial da França, em 1998.

“Não há nada maior do que jogar contra o Brasil na França – um país com uma grande comunidade tunisiana que viajou aos milhares para nos apoiar em nossa última partida aqui, há três anos. Será um jogo emocionante e certamente um grande teste para nós, enquanto iniciamos nossa preparação para a Copa do Mundo do ano que vem”, disse Sami Trabelsi.

No grupo convocado pelo técnico de 57 anos, há quatro veteranos que estão perto das 100 partidas por sua seleção: os defensores Ali Maâloul (91 jogos), do tunisiano CS Sfaxien, e Yassine Meriah (89 jogos), do tunisiano Espérance de Tunis; o meio-campista Ferjani Sassi (93 jogos), do catari Al-Gharafa; e o atacante Naïm Sliti (83 jogos), do catari Al-Shamal.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Vale vaga nas quartas! Brasil e França se enfrentam nesta terça-feira

A Seleção Brasileira Sub-17 entra em campo nesta terça-feira (18) para mais...

Após derrota, Novorizontino fica na Série B e bate na trave pelo terceiro ano consecutivo

O Novorizontino voltou a ver o acesso escapar na Série B do...

FMF marca eleição decisiva para dezembro após impasse judicial

Nesta segunda-feira (17), a entidade FMF, publicou o edital que marca a...

Confira as 33 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026; Noruega de volta após 28 anos

Noruega se juntou a outras 32 seleções mundiais e esta classificada para...