A delegação brasileira finalizou sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 com uma campanha histórica, alcançando o primeiro lugar no quadro de medalhas com um total de 100 pódios. O país conquistou 61 medalhas de ouro, 29 de prata e 10 de bronze, superando adversários como Colômbia (116 medalhas no total, 51 de ouro) e México (98 medalhas no total, 36 de ouro).
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Desempenho por modalidade no último dia
No décimo e último dia de competições, o Brasil subiu ao pódio em três modalidades, com cinco medalhas de ouro:
- Bocha: três ouros (pares BC3, BC4 e equipes BC1/BC2)
- Vôlei sentado: ouro no masculino e prata no feminino
- Futebol de cegos: ouro com vitória de 1 a 0 sobre a Colômbia
Declaração da direção
Jonas Freire, diretor de esportes de alto rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), destacou a importância do resultado: “Estamos muito felizes. Essa competição é mais uma no processo de formação do atleta. Temos um fundo específico para fomentar o desenvolvimento de jovens atletas, em parceria com as confederações”.
Contexto histórico
Esta é a quinta vez que o Brasil lidera o quadro de medalhas do Parapan de Jovens. O melhor desempenho anterior havia sido em Buenos Aires 2013, com 209 pódios (102 ouros). Na última edição, em Bogotá 2023, o país havia conquistado 52 medalhas.
Detalhes da competição
O evento, realizado entre 31 de outubro e 9 de novembro, reuniu atletas de 14 a 23 anos e foi disputado em duas regiões do Chile: Santiago e O’Higgins. O Brasil foi representado por 120 atletas em 12 modalidades paralímpicas.
Patrocínio
As modalidades de bocha, vôlei sentado e futebol de cegos contaram com patrocínio das Loterias Caixa e Caixa Econômica Federal.
Créditos: Comitê Paralímpico Brasileiro













Deixe um comentário