O judô feminino brasileiro fez bonito no primeiro dia de competições do Grand Prix de Lima 2025, primeiro evento internacional da atual temporada do circuito mundial. Em uma final 100% brasileira, Jéssica Pereira superou Gabriela Conceição e levou o ouro na 52kg feminino. Jéssica Lima e Shirlen Nascimento ficaram com o bronze pela 57kg feminino neste sábado (11).
Um detalhe curioso é que Shirlen Nascimento, medalhista de bronze no Mundial de Judô 2025, foi a única dentre os cinco judocas cabeças de chave número 1 a subir ao pódio neste primeiro dia de competições. Os brasileiros Michel Augusto e Ronald Lima, além da portuguesa Catarina Costa, chegaram como principais favoritos, mas caíram na disputa do bronze. Alexia Nascimento também terminou em quinto lugar.
A final brasileira foi tensa e definida por um yuko aplicado por Jéssica Pereira, com pouco mais de um minuto de luta. Jéssica Pereira ocupa a 20ª posição no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF) e com os 700 pontos de campeã deve ultrapassar a compatriota Larissa Pimenta, atual 17ª. Gabriela Conceição, ainda com poucos torneios no ranking, ocupa a 72ª posição e com os 490 pontos do vice-campeonato deve entrar no top 50 na próxima atualização.
A medalhista Olímpica de bronze no torneio individual e por equipe mista volta ao circuito na semana que vem, no Grand Prix Guadalajara 2025. É a primeira competição de Larissa Pimenta depois dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Já Willian Lima, prata poucos minutos depois dela, retorna neste domingo no Grand Prix Lima 2025, em uma nova categoria.
Entre os destaques internacionais deste sábado, a chilena Mary Dee Vargas, ouro no 48kg, conquistou o primeiro ouro para o Chile em uma etapa do circuito mundial de judô, enquanto Brillith Gamarra foi a primeira mulher peruana medalhista, com seu bronze no 52kg. A francesa Faiza Mokdar (57kg), o israelense Izhak Ashpiz (60kg) e o italiano Valerio Accogli (66kg) foram os outros campeões do dia.
Deixe um comentário