A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a ampliação do número de participantes da Copa do Brasil, que passará de 92 para 124 clubes a partir da temporada 2026. A mudança trouxe reflexos diretos para os estados, que ganharam mais vagas fixas e novos critérios de classificação — e no caso de Mato Grosso, pode abrir uma vaga extra caso o Cuiabá conquiste o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o estado tem quatro vagas garantidas na competição, mas esse número pode subir para cinco caso o Dourado confirme o retorno à elite do futebol nacional. Isso porque os clubes da Série A passam a ter classificação automática para a Copa do Brasil do ano seguinte, liberando a vaga estadual que seria do Cuiabá para outro representante.
🏆 Nova Mutum pode herdar a nova vaga
Seguindo o regulamento da CBF, as vagas estaduais da Copa do Brasil são definidas a partir da classificação final do Campeonato Estadual.
Em 2025, o Nova Mutum terminou o Mato-grossense na quinta colocação, sendo o primeiro clube fora da zona de classificação direta. Caso o Cuiabá suba à Série A, o Azulão da Massa herdaria a vaga aberta, tornando-se o quinto representante do estado na Copa do Brasil 2026.
Esse cenário não seria inédito: em 2020, o Cuiabá também abriu uma vaga extra ao conquistar a Copa Verde, o que permitiu a inclusão do União de Rondonópolis como quarto representante de Mato Grosso naquela temporada. Na ocasião, disputaram a Copa do Brasil Cuiabá, Operário-VG, Luverdense e União.
⚽ Classificados de Mato Grosso para a Copa do Brasil 2026
Com o novo formato, Mato Grosso já tem quatro vagas asseguradas na próxima edição do torneio nacional. São eles:
- 🥇 Primavera – Campeão Mato-grossense 2025
- 🥈 Cuiabá – Vice-campeão
- 🥉 Mixto – 3º colocado
- 🏅 Operário-VG – 4º colocado
Em caso de acesso do Dourado à Série A, o Nova Mutum (5º colocado) completará a lista, representando o estado na Copa do Brasil 2026.
Deixe um comentário