Com o novo formato da Série D do Campeonato Brasileiro, que terá 96 clubes a partir de 2026, o União de Rondonópolis deve se beneficiar diretamente, garantindo presença na competição nacional, segundo projeção baseada no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A confirmação oficial das vagas será divulgada em dezembro.
A Série D seguirá com início em 5 de abril e término em 13 de setembro, mantendo 24 datas, mas aumentando o número de partidas e clubes. A primeira fase contará com 16 grupos de seis equipes, classificando quatro de cada chave para a segunda fase, em formato de mata-mata. Os 32 clubes que avançarem à terceira fase estarão automaticamente garantidos na Série D do ano seguinte, exceto aqueles que conquistarem acesso à Série C.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
Além do União de Rondonópolis, outros clubes devem se beneficiar da mesma projeção: Nova Iguaçu, Brasil de Pelotas, Tocantinópolis, Brasiliense, Pouso Alegre, Humaitá, São Raimundo-RR, Iguatu, Real Noroeste, Treze, Atlético-CE, Moto Club e Parnahyba, segundo estimativa baseada na pontuação atual do ranking.
Para Mato Grosso, a principal novidade é que o União se junta a Primavera e Mixto, aumentando a representatividade do estado na Quarta Divisão. O novo modelo também prevê o uso do Ranking Nacional de Clubes para distribuição das vagas restantes, beneficiando equipes com desempenho consistente ao longo da temporada.
O aumento no número de clubes e a adoção de critérios claros de classificação reforçam o protagonismo de equipes tradicionais e emergentes, permitindo que clubes como o União de Rondonópolis ganhem visibilidade nacional e oportunidade de disputar competições mais expressivas.
Deixe um comentário