A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a distribuição das vagas para a Copa do Brasil 2026, e Mato Grosso foi um dos beneficiados. O estado aparece em 12º lugar no Ranking Nacional de Federações 2025, com 10.728 pontos. Essa posição garante quatro vagas para os clubes mato-grossenses na competição.
Até então, Mato Grosso contava com três vagas fixas. Com o novo regulamento, que distribui os lugares conforme a classificação das federações no ranking da CBF, o estado ganha uma vaga extra. Assim, além dos três primeiros colocados no Campeonato Mato-Grossense, o Operário Várzea-grandense, quarto colocado, assegura sua participação no torneio nacional.
Outro ponto importante é que, caso o Cuiabá conquiste o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2026, o estado ganhará ainda mais uma vaga automaticamente, já que todos os clubes da elite nacional têm presença garantida na Copa do Brasil. Neste cenário, o Nova Mutum, quinto colocado no estadual, herdaria a nova vaga.
Com a mudança, o futebol mato-grossense amplia sua presença na principal competição de mata-mata do país, aumentando as chances de projeção nacional para seus clubes.
Deixe um comentário