A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará, nesta quarta-feira (1º), às 10h, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, o calendário oficial da temporada 2026. A divulgação promete mudanças significativas no futebol nacional, incluindo ajustes que afetam diretamente o futebol mato-grossense, com novas vagas em competições nacionais e redução do Campeonato Estadual.
Atualmente, o Campeonato Mato-Grossense conta com 10 clubes que se enfrentam em turno único, com os oito primeiros avançando para o mata-mata em jogos de ida e volta. O campeão garante vaga na Copa do Brasil e na Série D, enquanto outras equipes podem conquistar vagas na Copa Verde ou também na Série D. Com a proposta da CBF de reduzir os estaduais para apenas 11 datas, é possível que as nove rodadas da fase de classificação sejam mantidas, mas semifinais e final serão disputadas em partidas únicas, eliminando as quartas de final e os jogos de ida e volta. A mudança também busca reduzir o calendário de clubes que disputam apenas o estadual.
Uma das novidades mais relevantes para Mato Grosso é a ampliação da Série D, de 64 para 96 clubes, o que garante uma nova vaga para o estado. Além de Mixto e Primavera, que já têm presença garantida em 2026, um terceiro representante deve ser definido entre Operário Várzea-Grandense, quarto colocado do último estadual, e União de Rondonópolis, melhor posicionado no ranking nacional da CBF.
A Copa Verde também deve passar por mudanças, com possível ampliação do número de participantes e até quatro vagas para Mato Grosso. Nesse cenário, Mixto e Operário, que ficaram de fora em edições recentes, poderiam integrar o torneio ao lado do Cuiabá, caso o clube não opte por desistir da disputa, como ocorreu em 2025, quando abriu vaga para o Luverdense. Outro time mato-grossense na disputa era o União de Rondonópolis.
No calendário nacional, outras alterações estão previstas. A Copa do Brasil pode ter mais fases disputadas em jogo único, inclusive a final, possivelmente em campo neutro, e equipes da Série A entrariam na disputa a partir das oitavas de final. A Copa do Nordeste também pode mudar seu formato, passando a ter 20 clubes divididos em quatro chaves. Paralisações ao longo do ano, como a Copa do Mundo de 2026, entre 11 de junho e 19 de julho, também estão sendo consideradas para ajustar a temporada. Em caso de acesso do Cuiabá à Série A do Brasileirão, o calendário do time da capital pode ser afetado.
Deixe um comentário