Nesse sábado, dia 27, Jacareí (SP) foi o palco para a grande final da Copa do Brasil Adulta Masculina de Rugby XV, com o campo neutro garantindo um espetáculo em igualdade de condições entre os matogrossenses do Melina/Cuiabá, campeão da Copa Centro-Oeste, e o Porto Seguro, campeão baiano. O jogo foi parelho até o fim, com apenas nos minutos derradeiros o time cuiabano conseguindo abrir frente sobre os baianos para abocanhar o título inédito.
Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!
O Porto Seguro largou na frente com try de Felipe Brito, mostrando um rugby dinâmico e com impacto físico. Rafael “Raj” descontou para a equipe do Mato Grosso com penal. Iarley, com passagem pela Seleção Brasileira, mostrou a qualidade do time baiano e anotou o segundo try do jogo, mas o Melina/Cuiabá foi ao intervalo em vantagem de 13 a 12 após penal de Raj seguido por try de Silas, aproveitando o erro na recepção de chute do lado baiano.
No segundo tempo, o Porto Seguro voltou à liderança do placar com penal chutado por Diego Hamilton, mas o Melina/Cuiabá cresceu na reta final, mantendo ritmo mais forte que o clube nordestino. Wilber e Luiz Augusto marcaram os tries que decretaram a vitória do time roxo, com Raj chutando o último penal da partida, para fechar o embate em 30 a 15.
Em 2025, a Copa do Brasil passou a ser dedicada apenas aos clubes dos estados que não têm vaga no Super 12, o Campeonato Brasileiro. Para os clubes de Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a competição é a principal do calendário e permite a seu campeão desafiar o campeão do Super 12, em outubro, na nova Copa dos Campeões.
“A Copa do Brasil é nosso torneio que movimenta os clubes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. É o torneio que entregamos para movimentar os campeonatos estaduais e regionais de um país de dimensões continentais. O Brasil é muito grande, mas precisamos dar oportunidades aos clubes que trabalham bem em nosso país”, falou Renato Occhionero, diretor de torneios e desenvolvimento da Brasil Rugby.
“É o fruto de um trabalho de dois anos. Jogamos Campeonato Paulista e Copa do Brasil nesse período, sem saber também o que enfrentaríamos. E fomos crescendo. Nosso campeonato no Centro-Oeste está pegando fogo e agora tivemos um jogão contra o Porto Seguro. Já esperávamos um jogaço, porque eles são um time duro demais. Foi muita dedicação nossa nos treinos, arranjando um espaço durante o trabalho, ralando muito. E o resultado foi esse, título inédito”, falou o capitão do Melina/Cuiabá, Rafael “Raj” Spago, atleta experiente com passagem pela Seleção Brasileira.
Para o Melina/Cuiabá, o título unifica a categoria masculina, já que o clube matogrossense se sagrou campeão brasileiro feminino no mês passado, derrotando as gaúchas do Charrua na grande final de sua Copa do Brasil.
Deixe um comentário