O Rugby XV feminino brasileiro segue roxo! O Melina Rugby Clube prova ser dominante na bola oval e, neste sábado, dia 9, conquistou o título da primeira edição da Copa do Brasil Feminina Adulta, a primeira competição nacional de clubes na categoria na história. A grande final foi em campo neutro, em Jacareí, na Toca do Jacaré, e o Melina triunfou por contundentes 51 a 0 sobre as gaúchas do Charrua Rugby Clube, de Porto Alegre.
Entre 2022 e 2024, a principal competição nacional de clubes de Rugby XV foi o BR XV, voltado para seleções regionais. Nesse período, a seleção do Centro-Oeste, baseada no Melina, se sagrou campeã em todos os anos. Com a Copa do Brasil substituindo o BR XV, o domínio segue das mato-grossenses. Porém, o Charrua mostrou a evolução do rugby feminino gaúcho ao alcançar a grande final. Em 2024, o Rio Grande do Sul não participou da divisão de elite do BR XV, o que torna o feito das gaúchas neste ano ainda maior. O Charrua contou com atletas de Desterro, Pasteur, Poli e El-Shaddai, ao passo que o Melina também contou com jogadoras da Poli, que não participou da Copa do Brasil.
O Melina dominou a partida do início ao fim, com nada menos que 7 tries na primeira etapa, abrindo 39 a 0. Com o resultado feito na primeira etapa, o segundo tempo não teve a mesma intensidade, mas o time gaúcho mostrou melhor defensiva e o jogo acabou com mais 2 tries do Melina, fechando o marcador em 51 a 0.
Com o título da Copa do Brasil definido, o rugby feminino brasileiro de clubes agora se voltará ao rugby sevens, com o início das competições estaduais e, em outubro, do Super Sevens, o Circuito Brasileiro.
Deixe um comentário