.+Esportes

Seleção feminina terá transmissão da TV Brasil na Copa América

4
Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

A seleção brasileira feminina de futebol inicia neste domingo (13), no Equador, a caminhada rumo ao nono título da Copa América. A jornada será acompanhada pela TV Brasil, que transmitirá, ao vivo, os jogos da equipe dirigida por Arthur Elias, a começar pela estreia, contra a Venezuela, na capital Quito. 

A bola rola a partir de 21h (horário de Brasília) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, mas a transmissão da emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) inicia antes, às 20h30. A narração será de Luciana Zogaib, com comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta. 

A Copa América reúne as 10 seleções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divididas em duas chaves de cinco times. O Brasil está no Grupo B. As brasileiras ainda terão pela frente a Bolívia no próximo dia 16, às 18h; o Paraguai no dia 21, às 21h; e a Colômbia no dia 25, novamente às 21h, sempre com transmissão da TV Brasil.

No Grupo A, figuram Argentina, Chile, Peru, Uruguai e as anfitriãs equatorianas. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, previstas para os dias 28 e 29 de julho. A decisão está agendada para 2 de agosto.

Diferentemente de outras ocasiões, a Copa América não classificará para a Copa do Mundo Feminina. O torneio no Equador, porém, garante vaga para os finalistas na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028, enquanto os cinco melhores asseguram lugar nos Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, no Peru. Já a classificação para o Mundial Feminino de 2027 no Brasil ocorrerá, pela primeira vez, por disputa de eliminatórias, valendo duas vagas diretas e outra duas na repescagem. 

Maior campeão, o Brasil deixou escapar o título da Copa América somente uma vez, há 19 anos, quando a taça foi para as mãos da Argentina – as brasileiras ficaram com o vice-campeonato. A seleção verde e amarela retomou a hegemonia em 2010 e chega a Quito após quatro conquistas seguidas. A última delas na Colômbia, em 2022, superando as anfitriãs na decisão. Na história, o time canarinho acumula 50 jogos pela competição, com 47 vitórias, um empate e duas derrotas. São 268 gols anotados e apenas 18 sofridos.

A convocatória brasileira para a Copa América tem 23 jogadoras, sendo que 12 atuam no Campeonato Brasileiro, transmitido ao vivo pela TV Brasil. O Corinthians é o time com mais nomes: quatro (Mariza, Duda Sampaio, Yayá e Jhonson). Cruzeiro (Camila Rodrigues e Isa Haas), São Paulo (Kaká e Dudinha) e Palmeiras (Fê Palermo e Amanda Gutierres) possuem duas atletas cada, enquanto Fluminense (Cláudia) e Ferroviária (Fátima Dutra) têm uma representante.

Entre os clubes do exterior, destaque ao norte-americano Orlando Pride, que teve Angelina e a Marta convocadas; e aos espanhóis Real Madrid (Yasmin e Antônia) e Atlético de Madrid (Gio e Luany). Depois da brasileira, a liga norte-americana é a que tem mais representantes na seleção de Arthur Elias: cinco. Além das atletas do Orlando Pride, aparecem Lorena (Kansas City Current), Ary Borges (Racing Louisville) e Gotham FC (Gabi Portilho). Completam a lista Tarciane (Lyon, da França) e Kerolin (Manchester City, da Inglaterra).

A delegação brasileira está em preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Na quinta-feira (10), atletas e comissão técnica embarcam para o Equador. Por conta da Copa América, as competições nacionais (Brasileirão Feminino A1, A2 e A3) estão interrompidas até a segunda semana de agosto.

Fonte: Agência Brasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

.Youtube

Canal Na Coruja transmite semifinal da Segundona e jogão do Sub-20 com imagens neste fim de semana

O futebol mato-grossense ganhará destaque neste fim de semana com transmissões ao...

.Cuiabá

De saída? Sport e Cuiabá encaminham troca de atacantes por empréstimo

Sport e Cuiabá estão próximos de oficializar uma troca de atacantes por...

.Geral

Semifinais da Segundona MT Lifefit 2025 começam neste sábado

As semifinais do Campeonato Mato‑grossense 2ª Divisão Lifefit 2025, começa neste sábado...

.LuverdenseMixto

Preparado para o clássico? Saiba a situação do LEC antes de enfrentar o Mixto

Na briga ponto a ponto por vaga no mata-mata, o Luverdense recebe...