Na semana em que o novo Super Mundial de Clubes entra na sua reta final, vale lembrar que apenas um clube segue ostentando um feito histórico entre os brasileiros: é o único time do país com 100% de aproveitamento em Mundiais de Clubes. Com campanhas impecáveis em 1992, 1993 e 2005, o São Paulo construiu uma marca invicta que até hoje ninguém conseguiu igualar. São quatro jogos e quatro vitórias.
MUNDIAL DE 1992
O Tricolor paulista chegou para esse duelo como vencedor da Copa Libertadores do mesmo ano, ao vencer, nos pênaltis, o Newell’s Old Boys-ARG por 3 a 2. No dia 13 de dezembro de 1992, no Japão, o São Paulo Futebol Clube venceu o poderoso Barcelona por 2 a 1, com dois gols históricos de Raí, e conquistou seu primeiro título mundial.
O feito foi ainda mais marcante porque o time catalão, treinado por Johan Cruyff e com estrelas como Stoichkov, era considerado favorito absoluto pela imprensa internacional.

Foto: Arquivo Histórico SPFC
MUNDIAL DE 1993
Após conquistar o bicampeonato da Libertadores com a maior goleada já vista em uma final do torneio, um sonoro 5 a 1 contra a Universidad Católica-CHI, o Tricolor voltou ao Japão como atual campeão do mundo.
No dia 12 de dezembro de 1993 o time comandado por Telê Santana enfrentou outro gigante europeu: o Milan. E mais uma vez surpreendeu, mostrando força, técnica e raça de nomes como Zetti, Cerezo, Leonardo e Palhinha, os brasileiros venceram por 3 a 2 e conquistaram o bicampeonato mundial.

Foto: Arquivo Histórico SPFC
MUNDIAL DE 2005
Anos depois, em 2005, a FIFA passou a organizar oficialmente o Mundial de Clubes, reunindo campeões de todos os continentes. E lá estava o São Paulo, novamente representando o Brasil, depois de vencer a libertadores em cima do Athletico-PR.
Em um novo formato, os times da Conmebol entravam nas semifinais da competição, e a estreia se deu contra o Al-Ittihad, da Árabia Saudita. No dia 14 de dezembro, o tricolor paulista venceu por 3 a 2 na semifinal, com gols de Amoroso (2) e Rogério Ceni (de pênalti).

Foto: Arquivo Histórico SPFC
FINAL: SÃO PAULO x LIVERPOOL
Assim o São Paulo chegou à final contra o Liverpool, no dia 18 de dezembro. Dessa vez, a vitória por 1 a 0, com gol do volante Mineiro, garantiu ao São Paulo o tricampeonato mundial e manteve a marca impressionante de ser o único clube brasileiro com 100% de aproveitamento em finais de Mundial.

Foto: Arquivo Histórico SPFC
Essa final, ainda ficou marcada pela grande atuação do goleiro Rogério Ceni, consagrando o jogador, campeão do mundo com a Seleção em 2002, como um dos grandes ídolos da história do São Paulo. A defesa de Ceni na conbrança de falta do craque do Liverpool, Steven Gerrard, ainda vive na memória de todos os torcedores e apaixonados por futebol.

Foto: Arquivo Histórico SPFC
Deixe um comentário