O atacante Derik Lacerda vive um longo jejum no Cuiabá, desde o Campeonato Mato‑grossense, quando chamou atenção ao ser artilheiro da competição com seis gols, incluindo um hat‑trick na primeira fase. Em 14 partidas na Série B, ele marcou apenas duas vezes e distribuiu uma assistência, mas não balança as redes há quase dois meses, seu último gol foi no empate com o Atlético-GO, pela 4ª rodada, no fim de abril.
Após o hat-trick contra o Sport Sinop, na última rodada da fase classificatória do campeonato estadual, Derik não conseguiu manter o mesmo nível de desempenho nas fases decisivas. Na semifinal contra o Operário-VG, o atacante passou em branco nos dois jogos: vitória por 1 a 0 fora de casa e 2 a 0 na Arena Pantanal. Na final contra o Primavera, também não balançou as redes, e o Cuiabá foi derrotado por 1 a 0 no tempo normal no jogo de volta, perdendo o título nos pênaltis.
Os bons números do início de ano não se sustentaram, colocando em prova a característica de ser decisivo em partidas de maior importância. O atacante teve sua última chance mais clara ao cobrar um pênalti contra o Botafogo-SP, em 30 de junho, dentro da Arena Pantanal, mas desperdiçou e o Dourado saiu derrotado, evidenciando a ineficiência ofensiva da equipe, que soma três rodadas sem marcar ou vencer.
O cenário se agrava ao comparar Derik com as principais referências recentes de ataque do clube. Isidro Pitta, entre 2023 e 2024, balançou as redes 21 vezes em 65 jogos e assumiu protagonismo entre os artilheiros do elenco. Já Deyverson, em passagem pelo clube de 2022 a 2024, deixou sua marca com 30 gols em 83 partidas, tornando-se decisivo em jogos-chave.
A oscilação de Derik reflete no desempenho coletivo, levando ao tropeço do Cuiabá nas últimas rodadas da Série B. Estacionado na 7ª colocação, somando 21 pontos, a equipe da baixada igualou ao número de derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro da temporada anterior, ano em que foi rebaixado à segunda divisão.
Os confrontos seguintes da equipe são, em sua maioria, contra adversários diretos, que ocupam a parte de cima da tabela de classificação. Na próxima rodada, o Dourado enfrenta o 5° colocado, Remo, e precisa vencer para voltar a somar pontos e se reestabelecer na briga pelo acesso.
Deixe um comentário