Geral

Botafogo supera expulsão, vence Universidad de Chile e avança às oitavas da Libertadores

Arthur Barreto/ BFR

O Botafogo venceu a Universidad de Chile por 1 a 0 na noite desta terça-feira, 27 de maio, no Estádio Nilton Santos, e garantiu a classificação para as oitavas de final da CONMEBOL Libertadores.

O confronto, válido pela última rodada da fase de grupos, foi direto por uma vaga no mata-mata, e a vitória colocou o time brasileiro na vice-liderança do Grupo A com 12 pontos, atrás apenas do Estudiantes, que levou vantagem no saldo de gols (6 a 3). Já a equipe chilena, que iniciou a rodada dentro da zona de classificação, terminou com 10 pontos e vai disputar a CONMEBOL Sul-Americana.

A partida foi marcada por muita tensão e equilíbrio, principalmente após a expulsão do zagueiro Jair ainda no primeiro tempo. O jogador recebeu cartão vermelho direto aos 27 minutos após falta no meio-campo. Inicialmente advertido com amarelo, o árbitro reviu o lance no VAR e optou pela expulsão. Mesmo com um a menos, o Botafogo manteve sua postura ofensiva e abriu o placar aos 38 minutos com Igor Jesus, que desviou de cabeça após cruzamento de Savarino.

Na segunda etapa, a Universidad de Chile voltou pressionando e chegou perto do empate. Logo aos quatro minutos, Aránguiz finalizou de fora da área e acertou o travessão do goleiro John. Pouco depois, o Botafogo teve um gol anulado: Igor Jesus lançou Artur, que marcou, mas o árbitro, após nova consulta ao VAR, invalidou o lance por toque no braço do camisa 9 alvinegro na origem da jogada.

Com um a mais em campo e precisando de apenas um empate para se classificar, a Universidad de Chile assumiu o controle da partida nos minutos finais. Guerrero tentou de longe, Di Yorio levou perigo em cabeçada e Guerra teve boa chance após cruzamento, mas o time chileno parou na defesa brasileira. O Botafogo se segurou até o apito final e garantiu a vitória que selou sua passagem às oitavas.

Atual campeão da Libertadores, o Botafogo segue na busca pelo bicampeonato. O time agora aguarda o sorteio do mata-mata, marcado para o dia 2 de junho, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Antes disso, o clube carioca volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será no domingo, 1º de junho, às 16h (horário de Brasília), contra o Santos, fora de casa.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

.Geral

Após título do Ação, confira o balanço final do Mato-grossense Feminino 2025

O Ação conquistou o título do Campeonato Mato-grossense Feminino 2025 ao vencer...

Geral

Luisa Stefani vence estreia nas duplas do WTA 1000 de Wuhan, na China

Por: Agência Brasil Única brasileira no WTA 1000 de Wuhan (China), a...

Geral

Estudantes de 12 a 14 anos vão a Minas Gerais representar Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros

O primeiro bloco de estudantes embarcou neste domingo (5.10) para representar Mato...