.Arena Feminina

Ícone do futebol feminino, Tânia Maranhão é demitida pelo Ação após polêmica

323
Ação

A zagueira Tânia Maranhão, de 50 anos, referência do futebol feminino brasileiro, foi surpreendida nesta semana com seu desligamento do Ação SAF, equipe pela qual vinha se destacando na campanha do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2. A demissão também atingiu as atletas Rayssa Wenceslau, de 20 anos, e Izadora Lopes, de 24.

Segundo a assessoria jurídica de Tânia, representada pelo advogado Higor Maffei Bellini, mestre em direito desportivo, o desligamento ocorreu sem qualquer aviso prévio — nem jurídico nem por comunicado interno. “Ela foi chamada para uma conversa e, nessa conversa, recebeu a notícia. O problema é que foi um desligamento sem qualquer razão jurídica ou fática, já que ela estava apenas assistindo a um jogo do futebol amador em seu dia de folga. Ninguém pode impedir uma pessoa maior de idade de ir a uma partida, mesmo que seja de outra equipe”, afirmou Bellini.

Ainda de acordo com ele, no dia, Tânia estava em sua folga, momento em que todas as obrigações contratuais ficam suspensas. “Ou seja, ela não tem de ficar à disposição do clube no alojamento. Pode visitar os amigos onde quiser, inclusive ir ao estádio ver o jogo delas. As pessoas precisam entender que os atletas são pessoas que têm vida além do gramado”, reforçou.

Em contato com o ge, a diretoria do Ação informou que as atletas desligadas teriam se envolvido com o futebol amador da região, mas não detalhou a situação.

Para Bellini, o que mais pesou não foi apenas a decisão, mas a forma como ela foi conduzida. “O clube não precisava ter tratado o desligamento das atletas dessa maneira, sem consideração pela história delas, sem permitir um diálogo. Tânia tem muito carinho e respeito pelo Ação, pela história que construiu ali. Ela jamais faria algo para manchar sua passagem e, por isso, ficou chateada com a forma como tudo aconteceu”, disse.

Escrito por
Bia Abrahão

Beatriz Abrahão, formada em Filosofia licenciatura pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), ex-atleta profissional do Melina Rugby Clube, estudante de Jornalismo da Faculdade Anhanguera-Unic, estagiária da TV Vila Real trabalha na produção do programa Balanço Geral Mato Grosso. Escreve sobre o esporte desde 2018 com matérias publicadas em diversos sites e jornal impresso, cursou Redação Jornalística pelo Senac de São Paulo com o objetivo de aprender e aprimorar a escrita. Acompanha os torneios nacionais do Rugby, atletismo inclusive em 2024 trabalho foi produtora do canal Time Brasil nas competições do Ibero-Americano e GP Brasil de Atletismo que aconteceram em Cuiabá, futebol categorias feminino e masculino. Cronista e comentarista esportiva que busca sempre evoluir o conhecimento para se tornar uma jornalista esportiva de ponta.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

.Papo Seleça

Com Hugo Souza e sem Neymar; Ancelotti anuncia convocação; confira a lista

O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira (25) a lista de convocados...

dutra, mixto, torcida, mixtão
.MixtoUnião

Mixto e União duelam por vaga na semifinal do Mato-grossense Sub-20

A disputa pela última vaga das semifinais do Campeonato Mato-grossense Sub-20 será...

.+Esportes

Brasil estreia no Mundial de Rugby com derrota para a África do Sul

Neste domingo (24), o Brasil entrou para a história ao disputar, pela...

Arena Feminina

Brasil vence Colômbia e conquista tricampeonato do Torneio Internacional de Futsal Feminino

A Seleção Brasileira de Futsal Feminino é campeã pela terceira vez consecutiva...