+Esportes

Confira o calendário do Rugby em 2025 para as Seleções Brasileiras

Foto: CBRU

O ano de 2025 será de muita ação e de potencial recorde no número de jogos internacionais no Rugby XV para as seleções brasileiras. Até hoje, o ano de 2017 foi de recorde em jogos oficiais das seleções no Rugby XV com um total de 14 partidas (12 da seleção masculina adulta e 2 da seleção masculina juvenil). Em 2025, o número de jogos das seleções de Rugby XV, entre masculino (adulto e juvenil) e feminino poderá passar de 20.

O calendário ainda conta com jogos a definir, que dependem dos resultados das seleções ao longo do ano. As Yaras têm planejados ao menos 7 partidas internacionais (com pelo menos 5 test matches, isto é, jogos valendo pontos no Ranking Mundial) antes da história participação na Copa do Mundo, em agosto, com mais 3 jogos pela frente. O ano será, de longo, o maior na história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV.

Já os Tupis terão entre 1 e 2 amistosos (com pelo menos 1 test match) antes de encararem as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027 a partir de julho. A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV tem como base a franquia dos Cobras, que fará de 12 a 14 jogos no Super Rugby Américas (a liga sul-americana profissional) entre fevereiro e junho. A partir de junho, a maioria dos atletas dos Cobras trocarão a camisa pela dos Tupis com amistosos seguidos dos jogos decisivos de olho na Copa do Mundo. O Brasil encarará jogos de ida e volta contra o Chile pelas semifinais em julho e, se vencerem, decidirão vaga direta na Copa do Mundo em setembro contra o Uruguai. Vitória contra o Uruguai levaria o Brasil ao Mundial, ao passo que a derrota faria os Tupis encararem o 4º colocado da zona do Pacífico em outubro, igualmente valendo vaga no Mundial. Por outro lado, derrota contra o Chile levaria o Brasil a encarar o Paraguai em outubro por vaga na Repescagem Mundial, que valerá a última vaga no Mundial, em novembro. O perdedor entre América do Sul e Pacífico também irá à Repescagem de novembro.

Por sua vez, os Curumins, isto é, as seleções masculinas juvenis, terão três janelas de ação ao longo do ano no Rugby XV.

Já o Rugby Sevens será de muita ação para as Yaras, que batalham na primeira divisão do Circuito Mundial (SVNS), enquanto os Tupis jogarão a segunda divisão mundial (o Sevens Challenger). Ambas as equipes ainda terão o Sul-Americano pela frente em maio, mas o maior destaque regional será a inclusão do rugby sevens nos Jogos Pan-Americanos Juvenis, que acontecerão no Paraguai em agosto com participação das Yarinhas (a seleção brasileira feminina juvenil).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cláudio Mortari, um dos maiores técnicos de basquete do Brasil, morre aos 77 anos

O técnico Cláudio Mortari faleceu na última quarta-feira (25) em São Paulo,...

Várzea-grandense Paulo Willemann Filho é campeão da Fórmula Delta 2025

O piloto mato-grossense Paulo Willemann Filho, de Várzea Grande, foi campeão da...

CBG anuncia convocação de ginastas para Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Camila Ferezin, treinadora da Seleção Brasileira Adulta de Ginástica Rítmica de Conjunto...

Último dia de MT Skate Pro define campeões da etapa e do Circuito Brasileiro de Park e Street

A temporada 2025 terminou com uma grande festa do Skateboarding brasileiro em...