Geral

Ofensiva dos EUA contra a Venezuela pode virar “cartão vermelho” da FIFA

Reprodução / Fifa

Na madrugada deste sábado (3), os Estados Unidos entraram em campo como se estivessem acima do regulamento e bombardearam Caracas, capital da Venezuela, além de sequestrarem o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cilia Flores.

A ofensiva, que mais parece um lance violento fora das quatro linhas, fere diretamente o Estatuto da FIFA em pleno ano de Copa do Mundo. O código da entidade máxima do futebol condena qualquer violação a direitos humanos, atitude que, em partidas anteriores, já rendeu cartão vermelho pesado no cenário internacional.

Foi exatamente com base nesse mesmo “VAR jurídico” que FIFA e UEFA expulsaram clubes e seleções da Rússia das competições após a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Pelas regras do jogo, o episódio em Caracas também poderia resultar em punições como suspensão, restrições esportivas e até mudança de sede de competições, medidas previstas para “casos excepcionais”, como o visto neste sábado.

O problema é que, fora do gramado, nem sempre o apito é imparcial. Gianni Infantino, presidente da FIFA, mantém relação próxima com Donald Trump, técnico do time norte-americano nesse confronto político, e chegou a premiá-lo com o controverso Prêmio FIFA da Paz, um troféu que agora soa como gol contra em plena temporada de Copa.

Escrito por
Maria Klara Duque

Sou jornalista apaixonada por esporte, especialmente pelo futebol mato-grossense. Gosto de estar perto dos clubes, acompanhar o dia a dia dos times e mostrar ao torcedor o que acontece dentro e fora de campo. Meu objetivo é levar informação de forma clara, leve e verdadeira, sempre buscando contar boas histórias, valorizar o esporte regional e aproximar quem está em casa da emoção que só o futebol proporciona.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Acidente com delegação do Águia de Marabá deixa um morto e feridos; times de MT se manifestam

Um grave acidente envolvendo o ônibus que transportava a delegação do Águia...

Definidas datas, horários e locais das rodadas iniciais do Brasileirão

Por: Agência Brasil Há exatos 15 dias para o início da Série...

Nova Mutum e Sport Sinop empatam na estreia do Mato-Grossense 2026

O Sport Sinop e o Nova Mutum empataram por 1 a 1,...

Corinthians fecha com meio-campista Mato-grossense Ana Vitória ex Atlético de Madrid

Segundo o site Meu Timão, o Corinthians está próximo de anunciar a contratação...