Fransérgio denuncia ataques ao filho autista durante semifinal do estadual

Reprodução/FMFTV

O capitão do Sport Sinop, Fransérgio, denunciou ofensas direcionadas ao seu filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), após confusão registrada neste domingo, no Estádio Gigante do Norte, em Sinop, durante o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mato-Grossense 2026 contra o Luverdense, partida vencida pela equipe visitante por 1 a 0. O episódio envolveu familiares do atleta e torcedores nas arquibancadas e levou o jogador a se manifestar publicamente na manhã desta segunda-feira.

A confusão ocorreu inicialmente na arquibancada, em um desentendimento envolvendo a esposa de Fransérgio, os filhos do casal e uma torcedora. Segundo relato do atleta em nota oficial, a discussão começou por conta de lugares ocupados no setor onde sua família estava sentada. Segundo a versão apresentada, houve empurrões e ofensas verbais, incluindo declarações desrespeitosas relacionadas ao diagnóstico do filho.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram Fransérgio discutindo no intervalo da partida e, ao fim do jogo, se dirigindo à área próxima ao alambrado, onde ocorreu nova troca de palavras com torcedores. O jogador afirmou que foi buscar o filho para levá-lo ao vestiário quando voltou a ouvir insultos direcionados à criança.

https://canalnacoruja.com/wp-content/uploads/2026/02/Screen_Recording_20260216_141727_Chrome.mp4
Divulgação/Internet

Nota oficial de Fransérgio

“A confusão começou, supostamente, por um lugar na arquibancada onde estavam minha esposa e meus filhos. Uma mulher chegou, afastou os calçados de crianças — havia duas crianças ali — e simplesmente sentou. Meu filho já estava sentado quando ela chegou. Em seguida, ela segurou e empurrou as pernas do Pedro para colocar o filho dela ao seu lado.

Minha esposa questionou: “Moça, você sentou no lugar de duas crianças, tem gente aí”… Ela fingiu que nada estava acontecendo. Mesmo assim, empurrou novamente as pernas do Pedro. Minha esposa voltou a falar: “Moça, meu filho está atrás de você, você empurrou as pernas dele, e ele é uma criança autista”. Ela respondeu: “E daí que ele é autista? A culpa é sua por ele ser autista. Você está usando ele como vitimismo.”

Diante disso, essa mulher a agarrou com força, deixando marcas na mão da minha esposa, que reagiu segurando o pescoço dela e pedindo: “Me solta, você está me machucando”. Não houve agressão ao meu filho. Minha esposa não apanhou nem bateu, apenas se defendeu.

Hoje, essa mulher deixou marcas na minha esposa, na minha filha — que chorava ao lado — e deixou marcas no meu filho. Ele não tem culpa. Como ela mesma disse: “E daí que ele é autista?” Inclusão e respeito aos limites são dever de todos. Minha esposa procurou ajuda do senhor Presidente que resolveu a situação.

No intervalo, alguns torcedores me insultaram, ofendendo diretamente meu filho. Ao final do jogo, fui apenas buscar meu filho para ir ao vestiário com nossas famílias, mas a torcida voltou a nos insultar. Peço desculpas em público ao estádio inteiro pelo Sport Sinop. Mas ouvir ofensas ao meu filho com TEA é algo que não posso aceitar. Vocês podem me criticar em campo, mas fora dele, sou pai de família e humano.

O jogo ainda não acabou. Temos mais 90 minutos para reverter a situação.

Obrigado a todos que compreenderam. Peço respeito ao meu filho. Vocês não sabem a luta diária que enfrentamos. Não sabem.”

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

image 9
Fransérgio discute com torcedores no alambrado do Gigante do Norte – FMF TV

Posição do Sport Sinop

Em contato com a equipe do GE, a diretoria do Sport Sinop confirmou a ocorrência do desentendimento e manifestou solidariedade ao jogador e à família.

O clube informou que:

Contexto da partida

Dentro de campo, o Luverdense venceu por 1 a 0 fora de casa e abriu vantagem na disputa por vaga na final do estadual. O jogo de volta será realizado no próximo domingo(22), às 17h, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde. O classificado enfrentará Mixto ou Operário na decisão do Campeonato Mato-Grossense 2026.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Conteúdo produzido por Na Coruja. A reprodução total ou parcial sem citação da fonte não é autorizada.

Sair da versão mobile