Copa FMF volta ao calendário e garante vaga na Copa do Brasil

trofeu copa fmf

Divulgação

A Federação Mato-grossense de Futebol confirmou que a Copa FMF voltará a ser disputada a partir do segundo semestre de 2026. A competição, prevista para começar em setembro, garantirá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2027, segundo informações divulgadas pelo ge.

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Diogo Pécora, durante participação no Põe na Conta. O torneio ficou fora do calendário em 2025 e havia sido oficialmente extinto após decisão tomada em arbitral realizado em novembro de 2024. Com novo alinhamento entre federação e clubes, a competição foi reintroduzida como alternativa de acesso às competições nacionais.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

A última edição da Copa FMF teve como campeão o Operário , que levantou o troféu antes da interrupção do torneio em 2024.

Nova configuração das vagas nacionais

Atualmente, o campeão e o vice do Campeonato Mato-grossense asseguram vagas tanto na Copa do Brasil quanto na Série D do Campeonato Brasileiro. Com o retorno da Copa FMF, a vaga da Copa do Brasil que anteriormente era destinada ao quarto colocado do Estadual passará a ser do vencedor da nova competição.

A mudança abre novos caminhos para clubes como o Primavera, que disputará a segunda divisão estadual, e o Cuiabá, eliminado nas quartas de final do último Campeonato Mato-grossense. Ambos poderão buscar a classificação nacional por meio da conquista da Copa FMF ou através da sequência Copa Centro-Oeste e Copa Verde.

Pelo regulamento, o título da Copa Centro-Oeste garante vaga na Copa Verde, enquanto apenas o campeão da Copa Verde assegura lugar na Copa do Brasil. No caso do Cuiabá, que atualmente disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, existe ainda a possibilidade de conquistar a competição nacional, o que garantiria vaga direta a partir da terceira fase da Copa do Brasil.

Conteúdo produzido por Na Coruja. A reprodução total ou parcial sem citação da fonte não é autorizada.

Sair da versão mobile