Conheça o formato de disputa do Brasileirão Feminino A1 2026

whatsapp image 2023 05 02 at 08

Luanna Andrade

A edição de 2026 do Brasileirão Feminino A1 começa nesta quarta-feira (12) com mudanças importantes no formato da competição. A principal novidade é a ampliação do número de participantes: a elite do futebol feminino nacional passa de 16 para 18 clubes, todos com vaga garantida na Copa do Brasil Feminina. O torneio reúne equipes tradicionais e promete uma temporada mais longa e competitiva.

Primeira fase

Na fase inicial, as 18 equipes se enfrentam em turno único, totalizando 17 rodadas. Ao fim dessa etapa, os oito melhores colocados avançam para o mata-mata, enquanto os dois últimos são rebaixados para a Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Quartas de final

As quartas de final serão disputadas em jogos de ida e volta, com os confrontos definidos de acordo com a classificação da primeira fase. O time de melhor campanha decide em casa. Os duelos seguem o critério:

Semifinal

Na semifinal, o formato permanece o mesmo, com ida e volta. A definição dos confrontos leva em conta a campanha geral, que continua sendo contabilizada mesmo após o término da fase classificatória:

Final

A decisão do Brasileirão Feminino A1 2026 também será em dois jogos, com datas previstas para 27 de setembro e 4 de outubro. A equipe com melhor campanha ao longo da competição terá a vantagem de disputar a partida decisiva em seus domínios.

Abertura da competição

A primeira rodada tem início no dia 12 de fevereiro, e o jogo de abertura será entre Mixto e Flamengo, às 20h (horário de Mato Grosso). Representando Mato Grosso, o Mixto, conhecido como Tigresas, é uma das equipes na disputa da elite nacional.

Clubes participantes do Brasileirão Feminino A1 2026

Conteúdo produzido por Na Coruja. A reprodução total ou parcial sem citação da fonte não é autorizada.

Sair da versão mobile