.Geral

Clubes da Série A e CBF suspendem homologação de novos gramados sintéticos

Reprodução/LDU

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta sexta-feira (12), a suspensão da homologação de novos gramados sintéticos na Série A do Campeonato Brasileiro. A decisão atende a um pedido da maioria dos clubes da elite nacional, que nos últimos dias se manifestaram contra a utilização do piso artificial.

Quer ficar por dentro do esporte mato-grossense? Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão!

Flamengo foi o primeiro clube a enviar um comunicado oficial à entidade, posicionando-se publicamente contra os gramados sintéticos. Em nota divulgada em suas redes sociais, o clube carioca saudou a decisão e afirmou que ela reflete um “compromisso com a excelência e com a evolução do futebol brasileiro”.

“O ano de 2026 será o marco da retomada da excelência brasileira, quando o campo poderá ser, finalmente, uma superfície aliada do talento e da técnica, e não um empecilho a ser superado”, declarou o Flamengo.

Além do Rubro-Negro, outros clubes como Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo e Chapecoense também se manifestaram sobre o tema, demonstrando apoio ao movimento. O Palmeiras, que atualmente joga no Allianz Parque – estádio com gramado sintético – provocou o debate com uma publicação questionando a qualidade dos gramados naturais disponíveis, intitulada “Sintético ou Buraco?”.

A CBF deve formar um Grupo de Trabalho para discutir o estabelecimento de um “Padrão de Qualidade de Gramados Naturais de Primeiro Mundo” no Brasil, conforme mencionado na nota do Flamengo. A decisão não afeta arenas já homologadas com o piso sintético, mas impede a aprovação de novos projetos.

Escrito por
Fellipe Moraes

Fellipe Gabriel, 19 anos, é estudante de Jornalismo na UFMT. Natural de Cuiabá, encontrou na escrita uma forma de entender o mundo e se expressar nele. É São Paulino, por teimosia e paixão, acompanha o futebol brasileiro de perto e também gosta de ficar de olho no que rola nas grandes ligas da Europa. Interessado por esporte, sociedade e tudo que mexe com as pessoas de verdade, acredita que o jornalismo pode ser um ponto de encontro entre sentimento e informação e também como uma forma de engrandecer o lugar de onde veio e ampliar a voz daqueles que não sou ouvidos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CBF confirma confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil 2026; Primavera conhece seu adversário

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, na tarde desta segunda-feira, os...

Fifa lança marca da Copa do Mundo Feminina 2027 em evento no Rio de Janeiro

A 515 dias para a Copa do Mundo Feminina no Brasil, a...

Confira o comparativo de desempenho dos clubes nas edições 2025 e 2026 do Mato-grossense

Após cinco rodadas do Campeonato Mato-grossense 2026, o campeonato começa a desenhar...

“Foco nas últimas quatro rodadas”, diz Alisson, autor de gol na vitória do Operário

Após marcar um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre...