Cuiabá recebe Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo

39
Crédito Wagner Carmo/CBAt

O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, que será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, de sexta-feira a domingo (6 a 8/6), recebeu a inscrição de 906 atletas (529 masculino e 377 feminino), de 162 clubes, de 23 Estados do Brasil. Um número expressivo de inscritos para o evento nacional que tem grande importância por reunir jovens atletas numa categoria que é a porta de entrada para as grandes competições internacionais.

O Brasileiro Sub-18 será realizado em três etapas, duas por dia, com entrada franca para o público no estádio do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT-UFMT – Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367) e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A competição terá início nesta sexta-feira (6/6), às 7:30 – horário do Mato Grosso (8:30 de Brasília) -, com a disputa dos 5.000 m marcha atlética e termina no dia 8/6 (domingo), com a realização da sexta etapa e a premiação das equipes campeãs.

A categoria tem como objetivo a formação de atletas. É o início do processo de direcionamento de atletas ao alto rendimento, com a especialização em provas alvo e o treinamento para a competição.

Além da disputa por clubes o Brasileiro vale qualificação para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de Assunção, no Paraguai, dias 5 e 6 de julho. Qualificam-se atletas que estiverem no Ranking Top List Ibero-Americano Sub-18 até a 6ª posição e entre os três primeiros colocados no Brasileiro Sub-18 (período de 1/1/2025 a 8/6/2025), dois por país por prova.

Davi Souza de Lima, atleta do salto triplo de 16 anos, competirá em casa. Davi brilhou ao conquistar a medalha de ouro no salto triplo, com 15,55 m (0.5), nos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em João Pessoa, em 2024 (entre as Top 10 marcas do mundo no Ranking da World Athletics de 2024).

“Vai ser um prazer competir em casa, é um dos lugares onde treino e minha expectativa é boa, de superar a minha melhor marca pessoal e conseguir a vaga para ir ao Ibero-Americano Sub-18 do Paraguai”, comenta Davi, que é filho dos atletas olímpicos Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, e Vicente Lenílson de Lima (duas vezes medalhista olímpico com o revezamento 4×100 m), seus treinadores.

A AD Centro Olímpico, de São Paulo, foi octacampeã brasileira sub-18 em 2024. A equipe somou 132 pontos para comemorar o troféu do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo. O Centro Olímpico também foi o campeão feminino (76 pontos) e o segundo colocado no masculino (56). Na classificação geral, o IPEC Londrina FEL, do Paraná, foi o vice-campeão (79 pontos) e o Sesi-SP o terceiro colocado (75 pontos).

PROGRAMA HORÁRIO

O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt e do Governo do Estado do Mato Grosso, em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). Cuiabá já recebeu competições importantes do calendário nacional, como o Brasileiro Sub-23 (2022), o Troféu Brasil de Atletismo e o GP Brasil (2023) e o Campeonato Ibero-Americano (2024).

O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS.

Escrito por
Maria Klara Duque

Sou jornalista apaixonada por esporte, especialmente pelo futebol mato-grossense. Gosto de estar perto dos clubes, acompanhar o dia a dia dos times e mostrar ao torcedor o que acontece dentro e fora de campo. Meu objetivo é levar informação de forma clara, leve e verdadeira, sempre buscando contar boas histórias, valorizar o esporte regional e aproximar quem está em casa da emoção que só o futebol proporciona.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Destaque!Mixto

Di María despista sobre permanência no Mixto: “Vamos conversar”

Artilheiro do Campeonato Mato-grossense 2026, Di María voltou a ser decisivo na...

Arena FemininaDestaque!

Corinthians enfrenta o Arsenal na primeira final do Mundial de Clubes Feminino

O Corinthians entra em campo neste domingo (01), às 14h (horário de...

Destaque!OperárioUnião

União e Operário empatam sem gols no Luthero Lopes pela 7ª rodada do Mato-grossense

União e Operário empataram em 0 a 0 neste sábado (31), às...

Destaque!MixtoPrimavera

Mixto atropela o atual campeão Primavera e se mantém na liderança do estadual

O Mixto venceu o atual campeão Primavera por 4 a 0, na...